Matrículas do SiSU 2015/2 seguem normalmente apesar da greve

Procedimentos alternativos foram adotados para garantir o registro dos aprovados.
Em 19/06/2015 17h52 , atualizado em 19/06/2015 17h58 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As pré-matrículas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2015/2 estão sendo feitas normalmente nas universidade federais, apesar da orientação de paralisação dos procedimentos feita pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) por conta da greve nacional dos servidores. O estudantes têm até o dia 23 de junho para fazer o registro acadêmico.

Veja também: Matrículas dos aprovados no SiSU começam nesta sexta-feira (19)

A greve dos técnico-administrativos da educação teve início em 28 de maio e atinge as instituições federais de todo o país. Foi veiculado na mídia que os sindicatos do trabalhadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF) não realizariam os procedimentos do SiSU. No entanto, ambas as universidade afirmam que as pré-matrículas estão sendo feitas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As instituições buscaram alternativas para o atendimento aos estudantes para que não haja ninguém prejudicado. Na UFRJ e UFF as pré-matrículas são online, nos seguintes endereços: http://www.prematricula.ufrj.br/ e http://www.coseac.uff.br/2015/ . Já na Universidade Federal de Ouro Preto, a medida adotada para o registro presencial é a utilização de servidores comissionados.

Em nota, a UFF lamentou o teor sensacionalista das notícias que afirmavam haver a suspensão das matrículas. "A matrícula no SiSU é uma atividade essencial da universidade e a interrupção deste serviço é ilegal", informa a instituição, a qual completa "a divulgação destas informações nada mais é do que uma estratégia de terrorismo retórico, destinado a criar um clima generalizado de insegurança entre os candidatos aprovados". 

Por Lorraine Vilela