Cadastre-se

O que eu posso fazer com a média do Enem?


Saiba como as universidades aproveitam a média do Enem além do ProUni

Muitos sabem da importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os estudantes hoje em dia. E como, infelizmente, em nosso país, o sol não nasceu para todos, o principal objetivo da maioria dos estudantes que fazem o Exame atualmente é tentar conseguir uma vaga em universidade pública ou bolsa em instituição de ensino particular.

Mas pouco se fala sobre a real forma de se utilizar a média do Enem, além do ProUni (Programa Universidade Para Todos). Até porque, para participar do ProUni, não é preciso apenas ter feito a prova mais recente do Enem. O Programa reserva bolsas para candidatos que tenham estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral de estudos e que possam comprovar carência financeira.

Não podem participar do ProUni estudantes egressos de instituições conveniadas com governos estatais, municipais e outros órgãos (como escolas do SESI ou do SESC), além de colégios que cobrem qualquer tipo de mensalidade, por mais simbólica que seja (mesmo que seja de R$ 1, por exemplo).

Deste modo, muitos estudantes ficam de fora do ProUni, por ter estudado em uma das escolas citadas acima, ou mesmo em instituição particular com bolsa parcial (apenas um desconto na mensalidade). Mas isso não quer dizer que estes alunos não sejam carentes ou que não necessitem de uma ajuda a mais do Enem.

Vestibular

Todas as universidades e institutos federais, além de algumas universidades estaduais e particulares, utilizam o Enem como critério de seleção de parte ou de todos as vagas dos cursos superiores. A nota do Enem pode ser utilizada como bônus no vestibular, como 1ª fase, para preencher  vagas com ou sem o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e, por fim, como critério único de seleção das vagas remanescentes.

Cada instituição utiliza a média do Enem de um jeito e você pode conferir como isso acontece nos artigos abaixo. Separamos as cinco formas usadas pelas universidades. Ah, mas, em todos os casos, uma coisa é imprescindível: o bom desempenho no Enem. É preciso ter se saído bem no Exame pra conseguir o benefício e uma ajuda no Vestibular!

Brasil Escola nas Redes Sociais