Como usar a nota do Enem

Participantes podem usar a nota do Enem para ingressar em universidades públicas, privadas e até mesmo estrangeiras.
Participantes do Enem usam a nota para ingressar no ensino superior
Participantes do Enem usam a nota para ingressar no ensino superior
Crédito da Imagem: Shutterstock

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes no fim da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou um dos principais meios de acesso ao ensino superior do Brasil. Com o passar dos anos, os participantes ganharam mais possibilidades de usar a nota do Enem

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é democratizar as vagas disponibilizadas em instituições federais de ensino superior, além da concessão de bolsas, parciais e integrais, na rede privada. Atualmente, o estudante que realiza o Exame tem algumas possibilidades quanto ao modo de utilizar a nota do Enem para dar continuidade aos estudos. 

Tópicos deste artigo

Universidades públicas

Todas as universidades federais, e algumas estaduais, aceitam o Enem para ingresso nos cursos de graduação. A maioria das federais aderiu ao Enem como critério único para todas as vagas, enquanto outras aderiram para parte das vagas. Há também universidades públicas que exigem o Enem como complementação de nota ou primeira fase do vestibular.

O principal modo de ingressar em universidades públicas é através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que oferece vagas em universidades federais, estaduais e nos Institutos Federais (IFs). Nesse caso, é necessário que o candidato tenha feito o Enem no ano imediatamente anterior ao que está se candidatando e não ter zerado a nota da redação.

Universidades particulares

Não é só na educação pública que o Enem é usado como vestibular. Alguns estudantes ingressam em universidades da rede privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Já que o programa concede bolsas de 100% do valor da mensalidade para candidatos com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Assim como, fornece bolsas de 50% para candidadatos com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

No entanto, é preciso que os candidatos se enquadrem em alguns critérios, por exemplo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Há, ainda, a possibilidade de financiar os estudos a partir de recursos do governo federal. O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) tem taxa de juros abaixo da praticada pelo mercado e contempla estudantes que alcançaram média mínima de 450 pontos no Enem e comprovem renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Estudar em Portugal

Desde 2014, estudantes podem usar a nota do Enem para estudar em Portugal. Atualmente, são mais de 50 as instituições que possuem acordo com o Ministério da Educação (MEC) e acolhem os candidatos egressos do ensino médio no Brasil.

Cada estabelecimento possui critérios próprios de seleção. O desempenho mínimo e os custos com mensalidades, hospedagem e alimentação também variam conforme a universidade e a cidade onde está localizada.