Cadastre-se

O que é o Sisutec?

Por Dayse Luan


Cursos técnicos gratuitos para quem fez o Enem

Em agosto de 2013 o Ministério da Educação (MEC) lançou o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que é gerenciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O objetivo do programa é ampliar o acesso às vagas de cursos técnicos subsequentes.

Sua criação se deu para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Como o próprio nome indica, o Sisutec segue os moldes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), só que para os cursos técnicos gratuitos.

Ingressantes

Podem se inscrever os estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram a edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação. O sistema informatizado utilizará o desempenho no exame como critério de seleção para as vagas disponibilizadas.

As vagas são ofertadas por instituições de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; colégios estaduais e municipais e entidades do Sistema S.

Vale ressaltar que só participam do programa os estabelecimentos de ensino com indicadores positivos no MEC. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano. Cerca de 85% das vagas são para cotas, destinadas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares.

Funcionamento

Durante o período de inscrições os candidatos podem escolher duas opções de cursos, indicando qual é a primeira preferência. Serão realizadas duas chamadas, os selecionados na primeira convocação no curso preferencial não continuam concorrendo às vagas, independente de terem ou não se matriculado.

Já os classificados para o curso de segunda opção na primeira chamada seguem na disputa do curso preferencial, desde que não tenham feito a matrícula. Após as duas convocações previstas, é aberto prazo para inscrições nas vagas remanescentes. O registro acadêmico segue as regras de cada instituição.

Outras informações podem ser conferidas nesta Portaria ou na página do Sisutec.










Receber respostas por email


  • quarta-feira | 23/07/2014 | isabelle

    to temporadamente classificada na 1ª opção,então quer dizer que consegui?

  • sexta-feira | 23/05/2014 | SILMARA DANIEL...

    acho uma falta de consideração de quem maneja o site de inscrição a 2 dias desde ontem estou tentando fazer a inscrição e não estou conseguido por alguns das lacunas que são obrigatória estão em branco e não tem como digita-las por ser leitura do programa ,não consigo terminar a inscrição? e agora pergunto se que estão fazendo de proposito ,porque não vai haver lugar suficiente para todos fazer as provas porque no estado de São Paulo tem mais de um milhão de inscrito , e pelo jeito eu não vou conseguir fazer minha inscrição dentro do tempo esta difícil....e injusto por o sistema porque se a inscrição deveria ser real ate a data determinado.

  • segunda-feira | 07/04/2014 | Gustavo Silva

    Boa noite, eu tenho uma duvida: eu passei na segunda chama do sisutec, fui ate a instituição e entregai os documentos que foram solicitados, fora esse processo de entrega de documentos eu preciso fazer outra coisa como me cadastra em algum site ou algo do tipo ? pois eu já sai de la com uma papel dizendo dia numero da minha matricula e dizendo que já estava matriculado ?

  • quarta-feira | 09/04/2014 | Dayse Luan
    1 0

    Olá Gustavo, se você recebeu um comprovante de matrícula sua vaga está garantida. Agora deve se informar sobre o início das aulas.

Brasil Escola nas Redes Sociais