Cadastre-se

O que é o Sisutec?

Por Dayse Luan


Cursos técnicos gratuitos para quem fez o Enem

Em agosto de 2013 o Ministério da Educação (MEC) lançou o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que é gerenciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O objetivo do programa é ampliar o acesso às vagas de cursos técnicos subsequentes.

Sua criação se deu para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Como o próprio nome indica, o Sisutec segue os moldes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), só que para os cursos técnicos gratuitos.

Ingressantes

Podem se inscrever os estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram a edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação. O sistema informatizado utilizará o desempenho no exame como critério de seleção para as vagas disponibilizadas.

As vagas são ofertadas por instituições de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; colégios estaduais e municipais e entidades do Sistema S.

Vale ressaltar que só participam do programa os estabelecimentos de ensino com indicadores positivos no MEC. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano. Cerca de 85% das vagas são para cotas, destinadas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares.

Funcionamento

Durante o período de inscrições os candidatos podem escolher duas opções de cursos, indicando qual é a primeira preferência. Serão realizadas duas chamadas, os selecionados na primeira convocação no curso preferencial não continuam concorrendo às vagas, independente de terem ou não se matriculado.

Já os classificados para o curso de segunda opção na primeira chamada seguem na disputa do curso preferencial, desde que não tenham feito a matrícula. Após as duas convocações previstas, é aberto prazo para inscrições nas vagas remanescentes. O registro acadêmico segue as regras de cada instituição.

Outras informações podem ser conferidas nesta Portaria ou na página do Sisutec.










Receber respostas por email


  • terça-feira | 28/07/2015 | jeremias medei...

    fiz a inscrição no sisutec para as vagas remanescentes de técnico em logistica, li apenas o que estava no site, que para participar bastava o candidato ter feito o enem 2014 e não ter zerado a redação, me encaixava na requisito. fui até a instituição estácio de duque de caxias para levar a documentação e a moça que me atendeu disse que as vagas remanescentes eram apenas para pessoas que teriam terminado o ensino médio em 2012 em diante, gostaria de saber qual o critério para se mudar o edital e acabar com a esperança de se fazer um curso técnico para melhorar a minha situação profissional.

  • quarta-feira | 29/07/2015 | Lorraine Vilela Campos
    0 0

    Olá! As inscrições ainda não acabaram, talvez por isso não houve a convocação por parte da instituição. As vagas remanescentes são destinadas tanto aos estudantes que fizeram o Enem como para aqueles que não fizeram, mas concluíram o Ensino Médio a partir de 2012. Se você se encaixa em um dos casos e não foi selecionado em nenhuma das chamadas anteriores, pode tentar novamente. O prazo para se inscrever pelo site é até 2 de agosto.

  • segunda-feira | 29/06/2015 | LUZIA APARECID...

    Bom Dia! Tenho 48 anos e participei do ENEM 2014, posso me inscrever no Sisutec ?

  • segunda-feira | 29/06/2015 | Lorraine Vilela Campos
    0 0

    Olá! Pode sim. As inscrições são feitas no site http://sisutec.mec.gov.br/

Brasil Escola nas Redes Sociais