O que é o Sisutec?

Por Dayse Luan

Cursos técnicos gratuitos para quem fez o Enem
Cursos técnicos gratuitos para quem fez o Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em agosto de 2013 o Ministério da Educação (MEC) lançou o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que é gerenciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O objetivo do programa é ampliar o acesso às vagas de cursos técnicos subsequentes.

Sua criação se deu para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Como o próprio nome indica, o Sisutec segue os moldes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), só que para os cursos técnicos gratuitos.

Ingressantes

Podem se inscrever os estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram a edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação. O sistema informatizado utilizará o desempenho no exame como critério de seleção para as vagas disponibilizadas.

As vagas são ofertadas por instituições de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; colégios estaduais e municipais e entidades do Sistema S.

Vale ressaltar que só participam do programa os estabelecimentos de ensino com indicadores positivos no MEC. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano. Cerca de 85% das vagas são para cotas, destinadas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares.

Funcionamento

Durante o período de inscrições os candidatos podem escolher duas opções de cursos, indicando qual é a primeira preferência. Serão realizadas duas chamadas, os selecionados na primeira convocação no curso preferencial não continuam concorrendo às vagas, independente de terem ou não se matriculado.

Já os classificados para o curso de segunda opção na primeira chamada seguem na disputa do curso preferencial, desde que não tenham feito a matrícula. Após as duas convocações previstas, é aberto prazo para inscrições nas vagas remanescentes. O registro acadêmico segue as regras de cada instituição.

Outras informações podem ser conferidas nesta Portaria ou na página do Sisutec.