Primeiro dia de provas do Enem 2014 acontece com tranquilidade

Em Pernambuco uma candidata morreu. Quem não fez o exame de hoje pode fazer amanhã.
Em 08/11/2014 19h03 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Foi realizado neste sábado, 8 de novembro, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Eram esperados os 8.721.946 inscritos nas 1.699 cidades do País onde as provas estão sendo aplicadas. O Ministério da Educação (MEC) só divulgará a abstenção na próxima semana.

Hoje, das 13h às 17h30, os candidatos precisaram responder a 45 questões de múltipla escolha sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química).

O Vestibular Brasil Escola disponibiliza a partir de agora, em parceria com o Cursinho Oficina do Estudante, a correção comentada dos testes em tempo real. Acompanhe através desta página!

Para os 69.396 sabadistas, pessoas que guardam o sábado por motivos religiosos, as provas começam logo mais, às 19h pelo horário de Brasília. Porém, eles precisaram chegar aos locais na mesma hora que os outros concorrentes. Em 2014, os sabadistas de Roraima, Acre, Rondônia e Amazonas aguardarão até às 19h da hora local (ou 21h na de Brasília) para realizarem as provas, em razão do horário de verão.

Acontecimentos

Em Olinda, Pernambuco, a candidata Edivania Florinda de Assis morreu durante as provas. Tanto o MEC quanto o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nota de pesar pelo ocorrido. Ainda não foram divulgados detalhes de como a participante teria falecido.

Infelizmente, alguns concorrentes postaram fotos de supostos cartões de resposta da prova. O Inep monitora as redes sociais e, se confirmadas as postagens, estes candidatos estarão eliminados. Mais cedo, o instituto também informou que é falso um vídeo que circulou na internet na sexta-feira, 7 de novembro. A Polícia Federal está apurando os responsáveis pela publicação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exame

Continuam amanhã, 9 de novembro, das 13h às 18h30, as provas do Enem 2014. Haverá uma redação e 45 perguntas objetivas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática).

Neste domingo os portões de acesso aos locais também serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo a hora de Brasília. Os candidatos dos municípios que não seguem o horário de verão devem continuar atentos ao fuso horário. Aconselha-se chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência.

Quem não fez as provas hoje pode fazer os testes amanhã. Deve-se estar munido com um documento de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Amanhã os sabadistas fazem as provas junto com os demais concorrentes.

O gabarito das provas será disponibilizado até a próxima quarta-feira, 12 de novembro.Uma novidade desta edição do exame está sendo o uso de detectores de metal na revista dos candidatos no ingresso aos locais, como ocorre em vários vestibulares e concursos. O objetivo é evitar fraudes eletrônicas.

Por Dayse Luan