ProUni 2015/2: acaba prazo para inscrições para estudantes não matriculados

Oportunidade é para bolsas remanescentes. Confirmação de dados deve ser feita em dois dias.
Em 31/08/2015 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) encerra nesta segunda-feira, 31 de agosto, as inscrições pra bolsas remanescentes da segunda edição de 2015 para os candidatos não matriculados. No entanto, o prazo segue até 1º de dezembro para quem já está em um curso superior. 

Inscreva-se

Como não está matriculado em nenhuma instituição de ensino superior, o candidato tem a liberdade de escolher o curso que deseja, desde que a universidade seja conveniada ao ProUni e ofereça bolsas remanescentes para tal graduação. 

Assim que o estudante se inscreve no site, a bolsa é reservada e o candidato tem dois dias para apresentar a documentação comprobatória na instituição de ensino, para que haja a confirmação das informações. Se esse período for ultrapassado, a reserva é perdida e a oportunidade volta a ficar disponível no portal.

Para concorrer às bolsas remanescentes é preciso se encaixar em um dos requisitos: 

- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, cuja a média das provas deve ser igual ou superior a 450 pontos e acima de zero na Redação;

- Ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Ou ser pessoa com deficiência. 

Os professores da rede pública de ensino, que façam parte do quadro fixo da instituição, e concorram aos cursos de licenciatura destinados à formação de magistério da educação básica, não precisam ter participado do Enem e nem comprovar renda.  

É preciso, ainda, que o candidato às bolsas integrais comprove renda bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para o benefício parcial (50%), a exigência é de renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Somente os professores da rede pública de ensino estão isentos da comprovação. 

Estudantes já matriculados

Para os candidatos que já estejam em curso superior, as exigências são as mesmas, mas o prazo para participação é maior. No entanto, caso o estudante seja matriculado em uma graduação, mas na instituição de ensino em que frequenta não há bolsas disponíveis para o seu curso, ele deve optar apenas por vagas de áreas afins. 

Os concorrentes devem lembrar que é preciso que a instituição de ensino da qual fazem parte tem que ser conveniada ao ProUni e oferecer bolsas remanescentes. 

Mais informações no site do ProUni.

Por Lorraine Vilela