Cadastre-se

Prova Amarela - Questão 5

Por Marla Rodrigues

Um jornal de circulação nacional publicou a seguinte notícia:

Choveu torrencialmente na madrugada de ontem em Roraima, horas depois de os pajés caiapós Mantii e Kucrit, levados de Mato Grosso pela Funai, terem participado do ritual da dança da chuva, em Boa Vista. A chuva durou três horas em todo o estado e as previsões indicam que continuará pelo menos até amanhã. Com isso, será possível acabar de vez com o incêndio que ontem completou 63 dias e devastou parte das florestas do estado.

Jornal do Brasil, abr./1998 (com adaptações).

Considerando a situação descrita, avalie as afirmativas seguintes.

I - No ritual indígena, a dança da chuva, mais que constituir uma manifestação artística, tem a função de intervir no ciclo da água.

II - A existência da dança da chuva em algumas culturas está relacionada à importância do ciclo da água para a vida.

III - Uma das informações do texto pode ser expressa em linguagem científica da seguinte forma: a dança da chuva seria efetiva se provocasse a precipitação das
gotículas de água das nuvens.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Gabarito Enem: E
Gabarito Brasil Escola: C

Resolução:

Item I – A pluviosidade (chuva) é um fenômeno físico, regido por fatores climáticos (temperatura e umidade). Porém, de acordo com o enunciado introdutório da questão, o fator cultural relativo à Dança da Chuva, deve ser considerado, portanto, validando este item.

Item II – Visto que a substância água (molécula H2O) é fundamental para a existência e manutenção da vida, o ritual da dança da chuva está correlacionado ao ciclo hidrológico. Conforme o enunciado, atuando no controle de uma queimada (incêndio), que durante 63 dias destruiu parte da vegetação (elementos vivos da flora).

Item III - De acordo com o Brasil Escola, o item é falso por dois motivos:

Primeiro: O termo linguagem refere-se a um vocabulário técnico, e não a princípios científicos.

Segundo: Caso o item seja analisado pela linguagem, o texto não menciona qualquer informação acerca da concretude existente entre o ritual e a ocorrência de chuva, ou seja, mesmo que subentendido, a expressão referida como “linguagem científica”, indicando condição ou conseqüência (efetiva), não é abordada no texto, portanto impossibilitando uma adequação de linguagem, visto que este aspecto não foi tratado no texto (esta relação pertinente, expressando ima relação não consta no enunciado).

Questão anterior --- Próxima questão








Receber respostas por email


  • quinta-feira | 02/05/2013 | Ondina

    Alguém por favor, me ajude! Náo concordo com o gabarito. Em lugar nenhum no texto fala que a dança da chuva provocou a ocorrencia da mesma. Um açao aconteceu após a outra. Cientificamente a dança faz mesmo chover? Náo encontro essa informaçáo em lugar nenhum. Achei que deviríamos responder as questoes do Enem com base no texto e conhecimentos gerais. A dança da chuva cientificamente náo tem funçao de fazer chover, mas sim tem o propósito de fazer chover; o que náo faz. Já o item II está de acordo com a realidade. O item III sugere uma hipótese o que nem sempre é real. Portanto acho que letra D seria a correta. Alguém concorda comigo? Por favor, se náo concorda, explique-me. Sou mente aberta!

  • quinta-feira | 05/09/2013 | Leticia Souza
    0 0

    Eu concordo com você, realmente essa questão está muito mal feita!

  • sábado | 30/05/2009 | tania

    Sub-entender que a linguagem científica interpreta com incredulidade as manifestações culturais dos povos indígenas, quanto aos fenômenos naturais, é fato. Mas o texto não informa esta situação e deixa margem para outro tipo de interpretação que não a desejada por quem formulou a questão.

  • domingo | 24/05/2009 | FLAVIO GONZAGA

    amigos todos nos sabemos q esse episodio e mera coecindencia porem c isso fosse comprovado cientificamente nos poderiamos muito bem falar q esse ritual pode provocar gotivulas d agua keria dizer q todo principio cientifico e provido d um vocabulario tecnico ou seja eu poso muito bem falar do comportamento social q esse grupo exesse sobre o ambiente para manifestar um bem para os mesmos "danca da chuva' prcipitaçao de agua,"dança do sol" um bom tempo e por ai vai ok

Brasil Escola nas Redes Sociais