Prova Amarela - Questão 60

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”

Internet: (com adaptações).

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.

b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.

c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.

d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.

e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem à destruição da Tchecoslováquia.

Gabarito: A

Resolução:

b) Falsa. A pressão política alemã na Polônia levou França e Inglaterra a firmarem um acordo de auxílio militar caso as tropas alemãs invadissem o país. Mediante a o acordo, a Rússia se sentiu ameaçada com a aliança franco-britânica e, por isso, assinou um pacto de não-agressão com Adolf Hitler. Dessa forma, seria impossível tentar pensar que alguma dessas nações isoladamente pudesse impedir as intenções de Adolf Hitler.

c) Falsa. A política de apaziguamento, defendida por Neville Chamberlain, foi uma clara tentativa de conter a opulenta política alemã sem que fosse necessário declarar guerra contra Hitler. Portanto, o apaziguamento ocorreu antes da cisão política que daria início à Segunda Guerra Mundial.

d) Falsa. O rápido desenvolvimento industrial e bélico conseguido por Hitler obrigou as potências aliadas a não se indisporem contra o proeminente II Reich Alemão. Portanto, o posicionamento de Chamberlain foi instituído com o claro apoio das grandes potências da época.

e) Falsa. Chamberlain não pode ser precipitadamente julgado enquanto responsável pela dominação alemã sobre a Tchecoslováquia. A pressão diplomática e militar alemã não ofereciam condições para que o Primeiro Ministro Britânico tivesse alternativas melhores para se resolver o incomodo político causado por Adolf Hitler.

A correta: a) Verdadeira. Mesmo assumindo os compromissos assinalados na Conferência de Munique, Hitler se negou a cumprir os acordos as pressionar politicamente a Polônia para incorporar a região de Dantzig e criar uma ferrovia que dava acesso ao “corredor polonês”. Além disso, reafirmando seu pretensioso projeto expansionista, Hitler incorporou integralmente os territórios da Tchecoslováquia, no início de 1939.

Questão anterior --- Próxima questão