Resultado do Enem 2013 será divulgado no início de janeiro

Espelho da correção da redação vai ser divulgado em fevereiro, sem possibilidade de recursos.
Em 30/10/2013 14h09 , atualizado em 19/07/2022 15h00 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) informou na noite de ontem, 29 de outubro, que o resultado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será publicado na primeira semana de janeiro de 2014. No ano passado, o resultado foi divulgado no final de dezembro.

Gabaritos e Correção do Enem 2013

Ontem, o MEC também disponibilizou os gabaritos oficiais do Enem 2013, divididos por dia e cor de prova. Os participantes não poderão entrar com recurso contra os gabaritos. Assim como no Enem 2012, os cadernos de provas não foram divulgados junto com os gabaritos.

Os espelhos das correções das redações do Enem 2013 serão liberados em fevereiro, mas apenas para fins pedagógicos. O MEC reverteu na Justiça todas as decisões que davam direito ao participante entrar com recurso contra a nota da redação. Desde 2009, foram 13 ações civis públicas contra o Enem.

A redação do Enem 2013 será avaliada por duas corretores entre os mais de 4 mil contratados. A discrepância entre as notas de ambos não poderá ultrapassar 100 pontos no total ou 80 pontos em uma competência — no ano passado, o limite era de 200 pontos no total. Quando a diferença for superior ao limite, a redação passará por um terceiro corretor.

Se o terceiro corretor não chegar a um acordo com os outros dois avaliadores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, presidida por um doutor. Essa banca também é acionada para examinar as redações com nota máxima (1.000). A partir do Enem 2013, as redações que apresentarem algum tipo de deboche serão zeradas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi

As provas do Enem 2013 foram aplicadas no último final de semana, dias 26 e 27 de outubro. Entre os 7,1 milhões de inscritos, mais de 2 milhões não compareceram para fazer o exame. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os ausentes custaram aproximadamente R$ 58 milhões aos cofres da nação.

O caderno de provas do primeiro dia do Enem teve 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química).

No segundo dia de provas, os candidatos tiveram que fazer uma redação com o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” e responder 90 questões objetivas divididas igualmente entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e Matemática e suas Tecnologias.

Durante os dois dias de provas, o MEC e o Inep monitoraram todo o processo nas redes sociais. Ao todo, 36 participantes foram eliminados por postarem fotos de dentro dos locais de provas nas redes sociais. Para mais informações sobre o Enem, acesse o Edital ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.

Por Adriano Lesme