Segurança no Enem 2014 terá o reforço de Centros de Controle da Copa

Aparelhos eletrônicos também não devem ser levados aos locais de prova.
Em 07/11/2014 07h54 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comunicou na tarde de ontem, 6 de novembro, que os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), usados nas operações de segurança nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil, servirão neste fim de semana para garantir a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.

Todos os centros, que também foram usados na Copa das Confederações 2013, possuem equipamentos para monitorar, em tempo real, as ruas das cidades e auxiliar para que policiais, bombeiros e outros agentes de segurança ajam rapidamente, caso seja necessário.

“Não vamos dizer que faremos monitoramento das câmeras o tempo toda, porque isso é impossível. Porém, onde se fizer necessário, busca-se de imediato a imagem", explicou a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.

Eletrônicos

Vale lembrar que durante as provas do Enem 2014, que acontecem neste final de semana, 8 e 9 de novembro, é proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico, sendo recomendado que os mais de 8,7 milhões de inscritos nem estejam munidos com esses objetos durante as provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São proibidos materiais como calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

De qualquer forma, aqueles que portarem qualquer desses equipamentos precisarão colocá-los nos porta-objetos que serão fornecidos pelos fiscais. A embalagem deverá ser lacrada e identificada com o nome do participante. Ela terá de ser colocada embaixo da carteira e retirada apenas no fim da prova.

Assim, candidatos que fizerem postagens de texto nas redes sociais, tirarem selfies, trocarem mensagens eletrônicas ou por e-mail também estão sujeitos à eliminação. Fique esperto!

Por Dayse Luan
Com informações da Agência Brasil