Tema da Redação do Enem 2013 foi simples e atual, comenta especialista

Proposta pedia que participantes argumentassem sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil.
Em 27/10/2013 21h54 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes deveriam redigir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A proposta vinha acompanhada de dois textos e duas imagens de apoio.

Acesse a proposta completa e os comentários sobre a redação

De acordo com Célio Tasinafo, coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, o tema da redação do Enem 2013 foi simples e se tratava de um assunto bastante comentado na mídia e em conversas entre amigos. Por esse motivo, a maioria dos participantes não deve ter tido dificuldades para escrever sobre o tema.

O coordenador disse que o tema foi mais tranquilo em relação ao da edição anterior, que pedia para o participante escrever sobre o Movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Célio também chamou atenção ao caráter político do tema, pois o tema é “quase que explicitamente uma propaganda positiva para o Governo Federal”. Algo, no mínimo, questionável em ano pré-eleitoral – constata Célio Tasinafo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Célio comenta que o único aspecto que poderia deixar o aluno inseguro é fato da proposta só apresentar textos e imagens com os aspectos positivos da Lei Seca. “Para dissertar acerca dos aspectos negativos, o candidato teria, necessariamente, que recorrer à sua própria bagagem de leitura” – afirma o coordenador pedagógico.

O participante do Enem 2013 poderia propor mais rigor no cumprimento da lei, bem como exigir mais estrutura para policiais poderem fazer as blitz em lugares estratégicos. O candidato também poderia propor que a sociedade conscientizasse-se para que o bem pretendido pela lei se transformasse em mais benefícios, como redução do número de mortes e acidentes no trânsito, finaliza Célio Tasinafo.

Por Adriano Lesme