UFRGS não irá utilizar o SiSU para ingresso em 2014

Universidade também anunciou a ampliação de vagas em três cursos de Engenharia.
Em 09/08/2013 18h19 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na contramão da maioria das instituições de ensino superior federais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou que não participará do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A decisão foi tomada em reunião do Conselho Universitário da UFRGS (CONSUN), realizada na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto.

A proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação destinava 30% das vagas do Vestibular 2014 para ingresso através do SiSU. Essa proposta foi discutida e, posteriormente, negada, por uma comissão especial, formada por conselheiros do CONSUN e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE).

Veja as universidades que utilizam o Enem e SiSU

Entre os motivos apontados pela não adesão ao SiSU estão o fim do prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e a necessidade de ampliar a discussão sobre o assunto. Segundo a universidade, a adesão ao SiSU deveria ser decidida antes da abertura das inscrições para o Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o desempenho no Enem pode aumentar a pontuação no vestibular da UFRGS, caso beneficie o candidato. O uso do exame é opcional. A UFRGS não descarta aderir ao SiSU para ingresso em 2015 e afirma continuar com as discussões sobre o assunto.

Vagas

Na reunião desta manhã, o CONSUN também ampliou a oferta de vagas nas seguintes graduações a partir de 2014: Engenharia Química ganha 20 vagas, totalizando 120 (60 para ingresso em cada semestre); Engenharia Ambiental ganha 5 vagas, totalizando 35 (todas com ingresso no primeiro semestre); Engenharia de Produção ganha 12 vagas, totalizando 72 (36 para ingresso em cada semestre).

Na próxima segunda-feira, dia 12, a UFRGS abre o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2014, que poderão ser feitos até 1º de setembro. As datas para inscrições e provas do processo seletivo ainda não foram divulgadas.

Por Adriano Lesme