Unila adere ao SiSU e inscreve para habilidades específicas

Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música devem se inscrever até 10 de janeiro.
Em 24/10/2013 14h54 , atualizado em 24/10/2013 15h22 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu/PR, anunciou esta semana que a partir do Processo Seletivo 2014 o ingresso de estudantes brasileiros nos cursos de graduação será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para o próximo ano serão oferecidas 378 vagas em 16 cursos.

Até o último vestibular, os candidatos concorriam com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não precisavam se inscrever no SiSU. A própria universidade recebia as notas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e divulgava a lista dos brasileiros aprovados.

Os interessados em ingressar na Unila no ano que vem precisam fazer as provas do Enem 2013 no próximo final de semana, dias 26 e 27 de outubro, e se inscrever no SiSU 2014/1 em janeiro. Para a classificação, será calculada a nota pela média aritmética simples das quatro provas objetivas e da redação do Enem.

Em relação à política de ações afirmativas, a Unila irá reservar 52% das vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. São 2% a mais do que determina a Lei de Cotas. Para a reserva de vagas estão incluídos estudantes de baixa renda familiar e pretos, pardos e indígenas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo seletivo para os estudantes estrangeiros continua sendo o histórico escolar do ensino médio. São os próprios Ministérios da Educação de cada país que recrutam os alunos. Podem concorrer os estudantes da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Habilidades Específicas

Apenas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música não terão que se inscrever no SISU. No caso desses dois cursos, o processo seletivo será composto pelas provas do Enem 2013 e mais testes de habilidades específicas (THE). As inscrições para os testes já estão abertas e podem ser feitas até 10 de janeiro, através desta página.

Estão sendo oferecidas 15 vagas para Arquitetura e Urbanismo e 13 para Música. No dia 22 de janeiro, a Unila irá divulgar a relação de candidatos aprovados na 1ª fase (Enem) e a data para a realização da 2ª fase (THE). O resultado será publicado no dia 19 de fevereiro.

Mais informações no Edital da Unila/SiSU e no Edital do THE.

Por Adriano Lesme