Vazamento do tema da redação do Enem 2014 é confirmado pela PF

Perícia atestou veracidade da imagem divulgada por aplicativo de celular.
Em 18/12/2014 12h31 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Superintendência da Polícia Federal (PF) do Piauí confirmou que houve o vazamento do tema da redação da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi aplicado nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 cidades do País. A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo".

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Alexandre Uchôa, explicou que a foto recebida pelo estudante Jomásio Barros, de 17 anos, através de um aplicativo de celular é verdadeira. O aparelho foi periciado, mas as investigações não foram concluídas, pois resta descobrir de onde a imagem foi enviada.

De acordo com o delegado, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelo exame, ainda não foi comunicado do andamento das apurações, o que só deve acontecer após o inquérito ser concluído. O Vestibular Brasil Escola entrou em contato com a assessoria de impressa do órgão, mas ainda não obteve resposta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Relembre o caso

Em 9 de novembro, após o segundo dia de provas do Enem 2014, Jomásio Barros postou um vídeo no qual afirmava ter recebido a imagem do tema da redação na manhã do teste. Com a repercussão da postagem ele registrou uma queixa na Superintendência da PF do seu estado e entregou seu celular para perícia.

Na época, o Inep negou o vazamento da redação e divulgou nota afirmando que investigaria a denúncia. O presidente do órgão, Francisco Soares, também descartou a possibilidade de cancelamento do exame. Em 20 de novembro o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu esclarecimentos ao Inep sobre o andamento das apurações.

Por Dayse Luan


Relacionados

Enem 2014 será reaplicado para 31 candidatos em Pernambuco
Caminhão que transportava cartões de resposta das provas reaplicadas nos dias 09 e 10 dezembro foi roubado. Novas provas serão em 08 de janeiro.
Notícias
Está disponível o resultado da edição 2014 do Enem
O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 13 de janeiro, o boletim de desempenho com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
Notícias
Fraude no Enem 2014 em MG e MT é constatada pelo MP
Quadrilha também agia em outros vestibulares, principalmente para Medicina. Inep solicitou informações sobre o caso.
Notícias
Inep nega que tema da redação do Enem 2014 tenha vazado
Estudante do Piauí afirma ter recebido a imagem com o assunto em seu celular antes da prova.
Notícias
MPF-CE denuncia estudantes acusados de fraudar o Enem 2014
Eles tiveram acesso ao gabarito do 1º dia de provas, via celular. Crime de fraude em certames de interesse público prevê pena mínima de um ano de reclusão.
Notícias
MPF/CE arquiva investigações sobre o vazamento da Redação do Enem 2014
A investigação foi arquivada na última quarta-feira (11). O MPF-CE concluiu que não houve benefícios aos candidatos e não identificou responsáveis.
Notícias
MPF/CE quer esclarecimentos sobre vazamento do Enem 2014
Órgão está investigando a denúncia e enviou um ofício ao Inep cobrando providências. Resposta deve ser dada em 24h.
Notícias
Polícia Federal prende quadrilha que fraudava Enem no Nordeste
A Polícia Federal deflagrou uma quadrilha acusada de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares na Região Nordeste.
Notícias