Cursos de idioma a distância e gratuitos

Aplicativos, sites e canais de vídeos são formas de aprender uma nova língua on-line e sem sair de casa
Por Lorraine Vilela Campos

É possível aprender idiomas por aplicativos, sites e vídeos
É possível aprender idiomas por aplicativos, sites e vídeos
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Aprender um idioma aumenta a bagagem intelectual e cultural de qualquer pessoa, além de agregar valor aos currículos estudantil e profissional. Mas nem todo mundo tem condições financeiras e tempo para fazer um curso de idioma presencial. Se é o seu caso, vamos te ajudar!

Veja também: Dicas para cursos a distância (EaD)

O Brasil Escola lista oportunidades de aprender pela internet alguns dos idiomas mais procurados como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim (chinês) e japonês. As aulas, dicas e/ou cursos podem ser encontrados em sites, aplicativos e canais do YouTube. 

Tópicos deste artigo

Aplicativos

Grande parte da população utiliza celulares (smartphones) para acessar a internet, por isso, os aplicativos (apps) são boas oportunidades para estudar línguas estrangeiras e, até mesmo, colocar a pronúncia em prática com outros usuários dos serviços. 

Os apps a seguir podem ser baixados gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android e iOS.

Duolingo - 5 idiomas para brasileiros

O Duolingo é um aplicativo disponível para iOS e Android que oferece material didático e exercícios gratuitos de tradução e audição (ouvir a pronúncia). O app tem páginas voltadas para falantes de português para aprendizado de inglês, espanhol, francês, alemão e esperanto. 

Busuu - 11 idiomas

O Busuu é um aplicativo que oferece conteúdo e lições tradicionais, além de permitir a interação entre seus usuários para que possam treinar a compreensão e pronúncia da língua. O app disponibiliza cursos para 11 idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim e russo. 

Babbel - 14 idiomas

O Babbel é um aplicativo com lições para o dia a dia, o que facilita a aprendizagem e comunicação em situações como estudos, entrevistas de emprego e turismo. São 14 idiomas como inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, holandês, polonês e turco. Além disso, o app tem o recurso de agenda de revisões, no qual você pode retornar para as atividades que já estudou.

Memrise - 11 idiomas

O Memrise é focado na memorização de palavras e frases de 11 idiomas. O aplicativo permite que o usuário baixe as aulas para que possam ser utilizadas offline. O conteúdo conta com vídeos de pronúncias de pessoas nativas das línguas disponíveis, o que pode facilitar a assimilação e compreensão.  

Sites e plataformas

Se você prefere estudar pelo computador ou notebook, existem vários sites que oferecem cursos de idioma gratuitos e a distância. Aulas, atividades e material didático virtual são de graça, mas se o seu foco é ter um certificado, saiba que as empresas costumam cobrar pela emissão do diploma (algumas apenas para a confecção e envio, outras só disponibilizam nas versões pagas dos cursos). 

Prime - Inglês e Espanhol

É possível aprender inglês e espanhol no site "Prime Cursos" gratuitamente. Além do conteúdo didático, os estudantes têm acesso às aulas com professores dos idiomas. A grade curricular contempla introdução à língua, dias da semana e meses, números, verbos, substantivos, frases indispensáveis, conversação, comunicação voltada para situações sociais e outros assuntos. 

Espanhol Básico: www.primecursos.com.br/espanhol-basic/

Inglês Básico: www.primecursos.com.br/ingles-basico/

Alison - diversos idiomas

O site Alison oferece cursos a distância para idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, mandarim (chinês) e japonês. Há módulos voltados para introdução à língua escolhida, idioma básico para conversação, competências, turismo e serviços e outros. 

Inglês para Stem

O curso de Inglês para a área de Stem (sigla que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) tem aulas que abordam pesquisas sobre fontes de energia alternativa, aplicações de nanotecnologia e método científico para exploração dos impactos nas mudanças climáticas. 

O curso é uma parceria entre a Embaixada dos Estados Unidos e a Universidade da Pensilvânia. As aulas estão disponíveis em coursera.org/learn/stem e são gratuitas, mas o estudante que desejar o certificado terá que pagar uma taxa em dólares e ter aproveitamento em todas as tarefas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dire, Fare, Partire! (USP)

A Universidade de São Paulo (USP) tem aulas gratuitas e on-line para introdução ao italiano no projeto Dire, Fare, Partire! . Não é necessário se cadastrar para acessar o material, o qual conta com vídeos, apostilas e indicações de rádios da Itália e dicionários. A instituição não oferece certificado, mas o conteúdo é uma boa oportunidade para quem pretende conhecer e aprender sobre a língua italiana. 

Aulas de Japonês

O site Aulas de Japonês é composto por dicas sobre diferentes conteúdos da língua japonesa com foco no público brasileiro. Seu autor, Luiz Rafael, traz assuntos do cotidiano para o aprendizado do japonês. 

Curso do Deutsch Welle (DW)

O grupo midiático Deutsch Welle (DW) tem em seu site cursos de alemão gratuitos. Os estudantes têm acesso a vídeos, aulas, áudios e exercícios. Além disso, é possível ouvir as notícias na língua alemã, de forma lenta, para conhecer a pronúncia. Na página do curso é possível ver módulos para nativos brasileiros. 

Canais no YouTube 

O YouTube é uma ferramenta para conhecer mais sobre os idiomas de maneira rápida, direta e até mesmo lúdica. Com poucos minutos diários é possível aprender vocabulário, pronúncia e gramática em qualquer lugar. 

Tio Spanish 

O canal Tio Spanish tem videoaulas ministradas por um personagem que é um dedo vestido de mariachi. Há aulas de espanhol para os níveis básico, intermediário e avançado, além de material de apoio para professores de língua espanhola. 

Espanhol para brasileiros

O Espanhol para brasileiros é o canal da brasileira Driéli Mayresse Sonaglio. Seus vídeos se dividem em níveis básico, intermediário e avançado e contam com dicas, curiosidades, gramática e pronúncia. 

English in Brazil by Carina Fragozo

O canal English in Brazil by Carina Fragozo tem o ensino da língua inglesa personalizado para brasileiros. Carina é doutora em Linguística pela USP e produz conteúdo voltado para vocabulário, gramática, pronúncia, dicas, entrevistas e vlogs de viagens em países como Estados Unidos, Austrália e Irlanda. 

Inglês de Bolso

O Inglês de Bolso é um canal de cursos de fácil memorização da língua inglesa com vídeos idealizados pelos professores Bianca Urata e Fernando Sprovieri. O conteúdo mescla o ensino tradicional e vlogs com diferentes temas como expressar sua opinião em inglês. Os profissionais disponibilizam também PDFs gratuitos para que o usuário possa praticar o idioma.

BBC Learn English 

Se você tem uma certa noção do inglês, o BBC Learn English é uma boa oportunidade para aprender mais sobre o idioma. O canal da britânica BBC ensina diferentes aspectos da gramática, por exemplo, assim como promove o aprendizado da língua em vídeos curtos com assuntos atuais nos noticiários mundiais. 

Quero Falar Francês 

A professora Maria Rita é responsável pelo canal Quero Falar Francês. Seus vídeos são aulas curtas sobre vocabulário, expressões idiomáticas, gramática, pronúncia, diálogos, dicas de estudo e ainda esclarecimentos sobre imigração para o Canadá e o duplo diploma na França. 

Andreia Bohen – Alemão

A brasileira Andreia Bohen, professora de alemão, tem um canal que ensina palavras, frases, gramática, expressões, pronúncia e dá dicas sobre a língua alemã e a cultura do país. 

Como Aprender Italiano

O canal Como Aprender Italiano traz vídeos em português para ensinar expressões idiomáticas, vocabulário, pronúncia, esclarecer dúvidas e mitos sobre a cultura italiana e dar dicas. 

Xiao Mandarim

O canal Xiao Mandarim é uma oportunidade de aprender o Mandarim (Chinês) sem sair de casa. A professora Xiao divide o conteúdo em aulas ao vivo sobre o idioma e vídeos sobre dúvidas, dicas e curiosidades. 

Fale Árabe

O canal Fale Árabe ensina a forma coloquial do idioma para brasileiros. O professor Jihad aborda a fala, a escrita, os costumes, ditados e gírias, provérbios e traz dicas sobre a língua árabe.