Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Plataforma permite que universidades públicas ofereçam cursos a distância gratuitos em diversas cidades.
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma plataforma que possibilita a oferta de cursos a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior. Instituído pelo Decreto 5.800/2006, o Sistema UAB tem como objetivo a expansão de graduações gratuitas a distância e programas educacionais pelo Brasil, alcançando locais isolados. 

Tópicos deste artigo

Importância

O Sistema UAB é importante por possibilitar que moradores de locais afastados que não são atendidos por cursos presenciais possam cursar uma graduação a distância que seja gratuita e de qualidade. 

O Sistema UAB é um instrumento de universalização do acesso ao ensino superior 

A presença do UAB em regiões isoladas ou com pouca oferta de cursos superiores gratuitos resulta na melhora da qualidade de vida, garante o direito à educação (conforme instituído pela Constituição Federal), incentiva o desenvolvimento humano e proporciona que a população possa procurar novas possibilidades no mercado de trabalho. 

Instituições e Polos

Outra função do sistema UAB é fazer a ponte entre União, estados e municípios para estimular a criação de centros de formação. Esses polos de educação a distância são implantados de forma permanente em regiões estratégicas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A relação oficial de polos do UAB pode ser conferida na página sisUAB. Os interessados podem selecionar o estado ou filtrar a pesquisa por instituição ou polos. As opções aparecem no mapa disponível no site, bastando clicar na instituição ou polo desejados para ter mais informações sobre o local de oferta do curso. 

Instituições que oferecem cursos pelo UAB - CLIQUE PARA AMPLIAR
disponível no site: sisuab2.capes.gov.br

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostraram que a Universidade Aberta do Brasil conta com 555 polos, os quais estão distribuídos pelos 26 estados mais o Distrito Federal.                  

Polos do UAB em cada estado 
disponível no site: sisuab2.capes.gov.br

Região Centro-Oeste: 45 polos
. Goiás (21)
. Mato Grosso do Sul (8)
. Mato Grosso (14)
. Distrito Federal (2)

Região Norte: 85 polos         
. Acre (8)                                                 
. Amazonas (7)                                       
. Amapá (3)                                           
. Pará (33)                                             
. Roraima (15)                                   
. Rondônia (7)
. Tocantins (12)    

Região Sudeste: 152 polos

. Rio de Janeiro (31)
. São Paulo (36)
. Minas Gerais (58)
. Espírito Santo (27)

Região Nordeste: 176 polos            
. Alagoas (5)                                               
. Bahia (44)                                               
. Ceará (29)                                                
. Paraíba (17)                                             
. Pernambuco (10)
. Piauí (26)     
. Rio Grande do Norte (11)                         
. Sergipe (12)
. Maranhão (22)                                  

Região Sul: 97 polos
. Rio Grande do Sul (430)
. Paraná (37)
. Santa Catarina (17)

Cursos

O foco do Sistema UAB é contribuir com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. Por esse motivo, a maior parte dos cursos ofertados contempla a formação de professores da educação básica, estando Pedagogia presente em quase todos os polos e instituições participantes. 

No entanto, há um crescimento na oferta de graduações em áreas voltadas para gestão e tecnologia. Outro fator é que os cursos estão relacionados à demanda do mercado de cada região em que os polos estão instalados. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por exemplo, oferece cursos no Sistema UAB em diferentes áreas: Pedagogia, Computação, Física, Gestão em Saúde, Matemática e Gestão Municipal. 

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por sua vez, oferece Administração, Ciências Biológicas, Pedagogia e Informática. Já a Universidade Federal do Paraná (UFPR) também tem oferta de Educação Física na modalidade EaD. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, divide as oportunidades em áreas distintas: Engenharia Ambiental, Educação Musical e Sistemas de Informação

Como consultar os cursos disponíveis?

Você pode conferir os cursos oferecidos no Sistema UAB pelos site da universidade em que deseja estudar ou no sisuab2.capes.gov.br. Marque a opção instituições, no mapa disponível na página e clique na instituição que quer consultar. 

Pesquisas

O UAB vai além da oferta de cursos superiores a distância gratuitos em universidades públicas. O sistema apoia pesquisas de metodologias do ensino superior que são pautadas nas tecnologias da informação e na comunicação. 

Mais informações podem ser conferidas no site oficial da Fundação Capes.