As 10 melhores cidades universitárias de 2015

Por Hotcourses Brasil

Uma das sete universidades de Melbourne, o 2º lugar da lista
Uma das sete universidades de Melbourne, o 2º lugar da lista
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Lançada pela QS Top Universities, a lista das dez melhores cidades universitárias do mundo traz Paris em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo. Para fazer parte do ranking, as localidades deveriam ter mais de 250 mil habitantes e pelo menos duas instituições do ensino superior entre as melhores do mundo segundo o QS World University Rankings. Cada uma das participantes foi avaliada em cinco categorias: preços acessíveis (taxa de ensino e custo de vida), diversidade estudantil, o quanto a cidade atrai estudantes, atividade de empregadores e o próprio ranking universitário da QS.

10. Seul – Coreia do Sul: subindo quatro posições, e conquistando um lugar no top 10, Seul é um dos destinos principais de estudo na Ásia. As melhorias contínuas na cidade ficam evidentes no seu resultado do ranking, principalmente em “atividade de empregadores”, que reflete a reputação de suas universidades entre empresas nacionais e internacionais.

9. Toronto – Canadá: a maior cidade canadense tem uma comunidade diversa, rico cenário cultural, vida noturna, belezas naturais e universidades mundialmente reconhecidas. Uma combinação que atrai estudantes do mundo inteiro.

8. Montreal – Canadá: o francês é a língua oficial da cidade. Montreal tem as instituições canadenses mais bem colocadas no ranking QS (a principal delas é a McGill University em 21º lugar mundial e 2º no Canadá). A cidade tem uma grande diversidade estudantil e supera a maioria das colocadas na lista em “acessibilidade financeira”, perdendo apenas para as asiáticas Tóquio e Hong Kong.

7. Tóquio – Japão: mesmo com dez universidades entre as melhores do mundo, a cidade japonesa ainda tem uma das menores populações estudantis do que qualquer outra da lista – o que pode ser uma excelente opção para quem quer fugir dos destinos de estudo mais populares.

6. Boston – Estados Unidos: com certeza, um dos centros acadêmicos mais conhecidos do mundo (principalmente por ter a MIT e a Harvard em sua região metropolitana, em Cambridge), Boston é uma cidade histórica dos EUA, conhecida como “Atenas da América”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5. Hong Kong – República Popular da China: a cidade subiu duas posições em relação ao ranking de 2014 e é o local da Ásia que mais recebe estudantes internacionais.

4. Sydney – Austrália: cinco melhores universidades e uma das melhores cidades do mundo de acordo com o QS Best Student Cities. O que Sydney tem de melhor é a diversidade estudantil (além da inclusão social e tolerância), qualidade de vida e empregabilidade. O único fator menos atraente da cidade é a “acessibilidade financeira”.

3. Londres – Inglaterra: a cidade não só tem 18 instituições entre as melhores do mundo, como duas delas estão no top 10 (em 2º e 5º lugar). Além de ser um centro acadêmico, Londres é também um centro cultural e criativo (com museus, arte, vida noturna e diversidade) e econômico – um destino de estudo atraente para os interessados em carreiras coorporativas.

2. Melbourne – Austrália: Melbourne tem sete universidades no ranking QS. Mas por que ela está no segundo lugar? A capital cultural australiana é considerada a cidade mais habitável do mundo e tem todos os atrativos do país que chamam a atenção de estudantes do mundo inteiro: belas praias, vida noturna, dias ensolarados e excelentes universidades.

1. Paris – França: a cidade tem 17 universidades entre as melhores do mundo pelo ranking QS. Mesmo com a sua reputação de ser um lugar caro de se viver, os preços relativamente mais baixos dos cursos universitários fazem da cidade um destino de estudo mais financeiramente acessível se comparada a outros locais populares entre estudantes do mundo todo.

O Brasil não entrou para a lista das 50 melhores cidades estudantis do mundo. Da América Latina, Buenos Aires, Argentina, conquistou o 24º lugar; Santiago, Chile, 44º; e Cidade do México, 50º.

Por Brenda Bellani