Brasileiros nos EUA: Ciência Sem Fronteiras e a visita de Dilma

Por Hotcourses Brasil

formandos
formandos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O programa do governo brasileiro Ciência Sem Fronteiras foi um dos assuntos mais tratados pela presidente Dilma Rousseff durante sua visita aos Estados Unidos em abril de 2012. É o que afirma a reportagem da BBC Brasil. Dilma fez palestras nas universidades Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), para falar sobre o programa que irá ceder bolsas de estudos a pesquisadores brasileiros interessados em estudar no exterior.

O Ciência Sem Fronteiras foi criado como uma forma de atender à demanda do mercado nacional por profissionais qualificados nas áreas da Engenharia, Ciências e Tecnologia. Até 2015, o governo pretende enviar 100 mil estudantes brasileiros para diferentes países (como Alemanha, Canadá, Coréia, Suécia e Espanha) e pagar pelos seus cursos nas melhores universidades do mundo. Dentre estes brasileiros, 20 mil irão estudar em alguma instituição norte-americana. Saiba mais informações de cursos e universidades nos Estados Unidos no site da Hotcourses Brasil.

Para os estudantes, esta é uma oportunidade de expandir os seus conhecimentos e potenciais, e experienciar a vida nos Estados Unidos. Além disso, durante os estudos, os brasileiros farão estágios em empresas americanas para adquirir experiência profissional em um ambiente além do universitário.

Harvard

Durante a visita de Dilma à Harvard University, foi assinado um acordo de cinco anos entre a instituição e o governo brasileiro para eliminar barreiras financeiras no programa Ciência Sem Fronteira. A parceria vai resultar em até 40 vagas em cursos de doutorados, 40 em pós-doutorados e algumas em graduações, especificamente cedidas aos estudantes brasileiros que forem selecionados pelo programa de intercâmbio do governo. Serão aceitos também 75 estudantes de Medicina na Harvard School of Public Health (HSPH) e 25 pós-graduandos na Harvard School of Engineering and Applied Sciences. “Nós pretendemos construir laços permanentes e consistentes com a Universidade de Harvard”, afirmou Dilma, segundo a matéria publicada pelo periódico da universidade americana, a Harvard Gazzete.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Consulados e Vistos

O relacionamento entre EUA e Brasil resultou também na criação de mais dois consulados americanos no nosso país. Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, os Estados Unidos abrirão um em Porto Alegre e em Belo Horizonte. O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou também que deverão aumentar a concessão de vistos para brasileiros em 40%. Estas são medidas para estimular o turismo. Especula-se também a discussão da isenção do visto para a entrada nos EUA entre os assuntos da reunião de Dilma e Obama desta semana, em Washington.

Por Brenda Bellani