Cadastre-se

Como conseguir bolsas de estudo no exterior

Pretendente deve comprovar bom desempenho escolar ou habilidade em esportes e artes.

Por Hotcourses Brasil
 


A decisão de estudar no exterior vem acompanhada de uma série de dúvidas relacionadas ao preço desta experiência. Grande parte dos estudantes considera a opção de procurar ajuda financeira. A melhor delas é obter uma bolsa de estudo (ou em inglês, scholarship). E apesar da maioria das instituições estrangeiras oferecer estas bolsas, existem certas regras e condições de qualificação. Nem todo estudante que se inscreve é selecionado e a porcentagem de desconto, às vezes, cobre apenas uma parte das taxas.

Apesar destes fatos, as bolsas de estudo trazem grandes vantagens para o estudante estrangeiro. Além de ajudar a colocar em prática os seus planos de estudar no exterior, conseguir a ajuda financeira de certas universidades impressiona empregadores porque prova que o estudante é determinado e interessado em seguir os seus sonhos - qualidades que podem refletir em seu estilo de trabalho.

Conheça um pouco mais sobre bolsas de estudo no exterior:

Contato com a universidade – Este é o primeiro passo para se conseguir uma bolsa de estudos. São muitas e diversificadas opções, portanto só mesmo a sua universidade estrangeira de interesse saberá informar os detalhes exatos do processo de admissão.

Inscrição – O segundo passo do processo é preencher completa e corretamente o formulário de inscrição. Certifique-se de providenciar todos os documentos exigidos pela universidade que ajudarão a qualificá-lo à bolsa. Um formulário incompleto levará à rejeição imediata do candidato. Por isso, comece o processo de inscrição o quanto antes possível, dando um intervalo suficiente até a data de entrega dos documentos. Antes de enviá-los, pesquise sobre o assunto, converse com pessoas que já conquistaram bolsas de estudo, tire dúvidas com a instituição. Reúna toda a informação necessária para ser um forte candidato. É possível que você precise providenciar traduções oficiais dos seus documentos do português para o inglês.

Exigências – Cada faculdade e universidade estrangeiras têm as suas regras específicas quando o assunto é bolsa de estudo. Para se ter uma ideia, as exigências diferenciam até mesmo entre as bolsas oferecidas pela mesma universidade.

Elas são geralmente concedidas levando em consideração as necessidades do candidato ou o seu desempenho excepcional em algum campo da educação, esporte, teatro etc. Uma quantia considerável de universidades oferece bolsas de estudos específicas para estudantes estrangeiros, outras têm programas em parceria com o governo e empresas. Algumas irão ajudar apenas no custo do ensino, enquanto outras cobrirão também acomodação, alimentação e outras despesas. Ao pesquisar instituições internacionais do seu interesse, você deverá informar-se sobre estes programas, já que as exigências irão diferir entre cada uma delas.

Você, possivelmente, irá precisar listar as escolas e universidades onde estudou previamente e apresentar documentos que comprovem suas conquistas educacionais. Uma parte importante do processo de inscrição é comprovar sua situação financeira atual e o histórico familiar, que poderão provar a necessidade em conseguir a ajuda financeira. Procure saber também se a instituição oferece serviços de orientação que o ajudarão durante o processo de inscrição.

Se você já tem um histórico acadêmico, uma dica é checar se a sua universidade brasileira possui algum tipo de parceria com instituições estrangeiras. A conclusão de um curso acadêmico brasileiro pode ser o primeiro passo para a conquista de uma bolsa de estudo em pós-graduação no exterior.

Aprovados – Uma vez concedida a bolsa, todas as universidades irão exigir do estudante internacional um bom desempenho acadêmico. Por isso, você precisará dedicar-se aos estudos e atingir altas médias que o manterão no programa de ajuda financeira. Faça por merecer a bolsa de estudo conquistada!

Encontre bolsas de estudo nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, no Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani









Receber respostas por email


  • sexta-feira | 18/07/2014 | Felipe

    Olá, tenho 17 anos e me formo esse ano e gostaria de estudar nos EUA. Tenho interesse em Engenharia Civil e Aeronautica. Meus pais nao tem condiçoes de pagar faculdade para mim, e muito menos me sustentar fora, entao tenho muito interesse em bolsa escolar. O mito diz que so e possivel consegui-las sendo talentoso em esportes ou extremamente inteligente. Gostaria de saber como faço para tentar a bolsa. Saberia me informar se posso fazer a prova no Brasil? Tenho certificados do PET (Distinction) e FCE (A) e do mesmo jeito tenho que fazer provas americanas? Outra opçao seria entrar em uma faculdade no Brasil e pelo ciencia sem fronteiras estudar fora, mas nao gostaria de passar somente um ano estudando fora. Se for pelo Ciencia sem Fronteiras e mais facil conseguir bolsa por nivel academico?

  • quarta-feira | 23/07/2014 | Brenda Bellani
    0 0

    Olá Felipe, tudo bem? É bastante complicado dizer o passo a passo de como conseguir uma bolsa porque elas são muitas e bem diferentes. Cada uma tem um processo seletivo. Mas isso também é bom, porque significa que existem diversas oportunidades. Você pode começar a sua pesquisa aqui: http://www.hotcourses.com.br/study/international-scholarships/us-usa/qn/engineering-and-technology/211/qid/g/scholarship.html?frmlid=24 Realmente, a maioria é concedida com base em mérito escolar/acadêmico, ou seja, para estudantes com um ótimo desempenho. Mas também há bolsas concedidas com base na necessidade financeira. O melhor caminho é pesquisar bastante e não ter receio de conversar com as universidades, fazer perguntas, tirar dúvidas, etc. =)

  • quarta-feira | 23/07/2014 | Brenda Bellani
    0 0

    O Ciência sem Fronteiras realmente é uma opção; em 2015 serão mais 100 mil bolsas de estudo para brasileiros. Quem sabe você não consegue mais oportunidades em outras instituições a partir de um intercâmbio pelo CsF?

  • terça-feira | 08/07/2014 | milena carvalho

    Olá, eu tenho 14 anos e estou na 8 série do ensino fundamental. Eu estou em uma escola particular mas proximo ano pretendo estudar em uma escola integral, nessa escola tem intercambio para outros paises e queria que alguém aqui me ajudasse: se eu fizer o intercambio no segundo ano, quando eu estiver em determinado país, posso ter chances de conseguir bolsas para universidades desse local? Se sim, o que vocês me recomendariam fazer?

Brasil Escola nas Redes Sociais