Como enfrentar o primeiro ano como um estudante internacional

Confira cinco dicas que irão facilitar os seus primeiros semestres em uma graduação internacional.
Por Hotcourses Brasil

Estar longe de casa faz com que seja necessária uma série de novos hábitos para aguentar a saudade de casa e a demanda de estudos universitários
Estar longe de casa faz com que seja necessária uma série de novos hábitos para aguentar a saudade de casa e a demanda de estudos universitários
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Cursar uma graduação já é difícil, mesmo no Brasil. O primeiro ano serve para se acostumar com a nova rotina, com os novos professores e colegas de classe, criar um grupo de trabalho e rearranjar a sua agenda de afazeres. Tem hora que a demanda parece ser sufocante. Agora imagine-se cursando uma graduação no exterior! Casa nova, idioma diferente e outro sistema de ensino, longe da família... As coisas podem sair do controle rapidamente se você não estiver preparado e determinado.

Feliz e obviamente, existem várias formas de melhorar o seu ano como calouro (chamado de freshman year) como um estudante internacional. Estar longe de casa faz com que seja necessária uma série de novos hábitos para aguentar a saudade de casa e a demanda de estudos universitários. Por isso, listamos a seguir algumas coisas que irão facilitar os seus primeiros semestres em uma graduação internacional.

1. Ligue para casa

Fale com a sua mãe. Fale com o seu pai. Seu irmão, sua namorada (o), amigos... Resumidamente: mantenha contato frequente com quem ficou para trás. Você pode usar o wi-fi da sua universidade para fazer ligações gratuitas pelo Skype ou Facebook. Manter contato com quem lhe é familiar e sabe te motivar vai fazer toda a diferença.

2. Conheça novas pessoas

Não se esconda! Envolver-se na vida estudantil, cultural e social do campus espantará a sensação de isolamento que você provavelmente sentirá quando chegar à universidade sem conhecer ninguém. Quando fizer novos amigos, logo começarão a aparecer os convites para participar de eventos, festas, reuniões, noitadas, ou simplesmente ter com quem ir à biblioteca estudar. Você pode conhecer novas pessoas ao fazer parte de um clube ou organização estudantil, participando ativamente das aulas, frequentando a biblioteca ou o refeitório universitário, etc.

3. Descubra mais sobre a região

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Você planeja morar por mais de um ano na região e nem sabe qual é a capital estadual? Já que você está investindo o seu dinheiro na universidade (que provavelmente investe no Estado), o mínimo que pode fazer é pesquisar no Google sobre o local onde você está morando. Ao saber o que a cidade, a região e o estado onde está têm a oferecer, você se sentirá menos “perdido”. (E também começará a fazer planos de viajar para lugares novos!)

4. Mantenha contato com um orientador acadêmico

A universidade provavelmente oferecerá algum tipo de serviço de orientação ou aconselhamento específico para estudantes internacionais. Use e abuse desse suporte! O profissional saberá exatamente pelo que você está passando e poderá ajudá-lo a superar todos os desafios do primeiro ano, seja a saudade de casa, a dificuldade de adaptação ou uma nota baixa em alguma matéria complicada.

5. Não tenha medo de pedir ajuda

Não tenha medo de admitir que você não está se adaptando ao seu colega de quarto, que você está com dificuldade para entender uma disciplina, que você não acha que a sua proficiência no inglês (ou qual for o idioma estrangeiro) seja suficiente para uma matéria específica, ou simplesmente que você não está suportando a saudade. Não deixe que a situação cresça fora de seu controle. Pedir ajuda é um ato de coragem e pode ser a melhor coisa que você fará pela sua experiência no exterior. Fale com algum responsável da sua universidade (quem sabe com aquele orientador mencionado acima?), um professor ou um amigo.

Leia também:

10 desafios que você vai enfrentar e superar ao estudar no exterior
10 dicas para evitar a homesickness ao mudar-se para estudar no exterior