Diferenças entre diploma e degree

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As instituições de ensino superior no exterior podem oferecer inúmeros tipos de cursos acadêmicos. Entre eles, estão os cursos resultantes em diplomas ou em degrees. Mas, se a tradução de degree também é "diploma", qual é a diferença entre eles?

No geral, "diploma" é o nome do documento outorgado a quem concluiu um curso. No ensino superior no exterior, um diploma é conquistado com um curso de treinamento vocacional. São mais curtos que uma graduação; duram, normalmente, um ano. Já um degree é o diploma recebido com a conclusão de um curso acadêmico completo, geralmente de mais de três de duração. Existem diferentes níveis de degree: os Bachelor's degrees (bacharelados), Master's degrees (mestrados), PhD/Doctoral degrees (doutorados), entre outros.

Encontre cursos acadêmicos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Os diplomas acadêmicos (academic degrees) são normalmente associados a um título e/ou à área de estudo do estudante: Bacharelado de Ciências em Administração de Empresas, Mestrado de Artes em Moda, etc. Já o diploma pode ser dividido em diploma comum ou advanced diploma ("diploma avançado"):

Diploma – um ano de duração.
Advanced diploma – de dois a três anos de duração.

Ambos os diplomas indicam que o estudante concluiu um curso profissionalizante e possui habilidades e conhecimentos necessários para dar início a uma carreira (ou, quem sabe, mudar de carreira). Muitos estudantes no exterior optam pelo diploma como uma primeira experiência de ensino superior por algumas razões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

•  Se você tiver incerto sobre qual área de estudo seguir, um curso de diploma pode ser uma forma de ter uma primeira experiência em alguma profissão.
•  Os cursos vocacionais de diploma costumam ser mais acessíveis financeiramente que uma graduação tradicional.
•  Os créditos acadêmicos conquistados em um curso profissionalizante muitas vezes são transferíveis. Isto significa que, se após a conclusão do seu diploma você resolver prosseguir para uma graduação em uma universidade, poderá, possivelmente, eliminar várias disciplinas da sua grade curricular por já tê-las cursado no curso vocacional. Isto lhe ajuda a terminar a graduação mais rápido e, por consequência, a economizar dinheiro.
•  Os diplomas são amplamente oferecidos em faculdades, institutos e faculdades comunitárias no exterior, e podem ser encontrados em inúmeras áreas.
•  Estes cursos servem para lhe proporcionar o conhecimento vocacional necessário para começar em uma profissão. Desta forma, com o seu diploma, você tem qualificações para conquistar uma vaga de emprego e, assim, poder bancar a sua graduação completa.

Portanto, um diploma é um curso mais curto e com foco mais vocacional. Já os degrees são diplomas acadêmicos, conquistados com graduações, pós-graduações ou outros cursos completos oferecidos por universidades.

Por Brenda Bellani