Estados Unidos: O que é Community College?

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com a possibilidade dos Estados Unidos passarem a oferecer educação acadêmica gratuita em algumas instituições comunitárias do país, as Community Colleges vão se tornar cada vez mais populares entre os estudantes americanos. Mas o que são Community Colleges?

As “faculdades comunitárias”, às vezes também chamadas de Junior Colleges, são instituições de ensino superior que oferecem cursos de dois anos de duração por preços mais acessíveis que os encontrados em universidades “tradicionais”. Os cursos disponíveis nestas instuições são chamados de associate degrees. Normalmente, eles são divididos em três categorias: artes, ciências ou ciências aplicadas. Cada uma destas categorias é dividida em diferentes áreas. Você pode optar, por exemplo, por um Associate de Artes em Arquitetura, ou então um Associate de Ciências Aplicadas em Administração de empresas. O que diferenciará serão as disciplinas cursadas e o título recebido com a graduação.

Faculdade comunitária ou universidade

As faculdades comunitárias e universidades têm algumas diferenças básicas:

  • As Community Colleges oferecem associate degrees que duram dois anos para serem concluídos. Os bacharelados oferecidos pelas universidades americanas duram no mínimo quatro anos. 
  • As Community Colleges costumam ter múltiplos campi por toda a região onde ela está localizada, oferecendo mais opções de cursos e localizações do que as universidades – os estudantes americanos costumam mudar de cidade ou de estado para estudar em uma universidade. Cursando um associate em uma faculdade comunitária, o estudante tem mais dois anos para economizar, morando em casa.
  • O valor dos associate degrees é significativamente mais baixo que os dois primeiros anos de uma graduação.
  • Os cursos oferecidos pelas faculdades comunitárias têm foco mais vocacional. Assim, mesmo que o estudante não tenha interesse em se transferir para um bacharelado após a conclusão do associate, ele já terá uma base vocacional para procurar por uma vaga profissional.
  • Os cursos podem valer créditos acadêmicos ou não. Existem opções de cursos noturnos, de finais de semana e de curta duração.

Uma das maiores vantagens dos associate degrees é que eles servem como um preparatório para uma universidade. A maioria dos Community College tem parcerias com universidades do estado ou do país facilitando a transferência de seus estudantes para uma graduação. Portanto, quando você concluir o seu associate, os créditos acadêmicos cursados nele corresponderão aos dois primeiros anos de um bacharelado. Sendo assim, você poderá dar início ao seu bacharelado em uma universidade pelo terceiro ano do curso. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como os bacharelados nos Estados Unidos exigem que os estudantes concluam uma grade curricular de base obrigatória (normalmente com matérias mais genéricas como História da Arte ou Cálculo, dependendo da área de estudo) nos dois primeiros anos de uma graduação, o associate degree cumprirá esta mesma função. Se o estudante tiver interesse em se transferir para um bacharelado após a conclusão do curso na faculdade comunitária, deverá escolher um associate degree que contenha todos estes créditos exigidos pela universidade. Assim, posteriormente poderá eliminá-los da grade do bacharelado e começar a graduação do terceiro ou quarto semestre.

As faculdades comunitárias americanas admitem estudantes estrangeiros. E como a oferta de cursos e de localização é maior, a concorrência por uma vaga é menor do que em universidades. No entanto, as taxas de estudo cobradas de estudantes estrangeiros são relativamente mais caras do que as cobradas de americanos que residem no mesmo estado em que a faculdade está localizada. 

As faculdades comunitárias também exigem a comprovação de proficiência em inglês de estudantes estrangeiros, seja com o resultado no TOEFL, no IELTS ou em algum outro exame padrão reconhecido pela instituição. Um ponto positivo, entretanto, é que estas faculdades costumam oferecer cursos de Inglês como Segunda Língua (conhecidos como ESL – English as Second Language) para estrangeiros que ainda não possuem a fluência necessária para estudar um curso superior no país.

Saiba quais são as vantagens de começar os seus estudos nos Estados Unidos em uma Community College.

Por Brenda Bellani