Estudar em Hong Kong: como se inscrever?

Conclusão do ensino médio com boas notas e proficiência no inglês são algumas das exigências.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Se você estiver interessado em estudar na Ásia, mais especificamente em Hong Kong, há uma série de passos que você precisa seguir, como explica o próprio site oficial do governo honconguês:

Passo 1: Decidir qual universidade e qual curso você quer estudar.
Passo 2: Entrar em contato com a universidade para receber informações sobre o processo de admissão.
Passo 3: Enviar sua inscrição.
Passo 4: Receber uma carta de admissão da universidade.
Passo 5: Aceitar a oferta de admissão.
Passo 6: Inscrever-se para o visto de estudante pela sua universidade em Hong Kong.

Como sempre, é essencial entrar em contato direto com a universidade. Apenas ela saberá informá-lo tudo o que for necessário para providenciar durante o processo seletivo: documentos, requisitos, notas, taxas de inscrição, etc. Por isso, o primeiro passo é decidir qual universidade honconguesa é a opção certa para você. Pesquise cursos em Hong Kong pelo Hotcourses Brasil! Cada uma das instituições terá requisitos de admissão, critérios específicos referentes à área de estudo e prazos de inscrições distintos.

No geral, você precisará ter concluído o ensino médio com resultados satisfatórios e providenciar provas de proficiência no inglês – com um resultado no TOEFL, IELTS ou outro exame equivalente. As instituições estipulam diferentes notas mínimas de proficiência na língua inglesa, que dependerão também da área de estudo que você estiver interessado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Visto de estudante
Após ser admitido, você terá que tirar o seu visto de estudante. Todos os estudantes internacionais precisam de um visto para estudar em Hong Kong, tanto em intercâmbios quanto em cursos acadêmicos integrais. Normalmente, os seguintes documentos são exigidos pelo Departamento de Imigração:

- Formulário ID995A preenchido e assinado;
- Formulário ID995A preenchido e assinado por um responsável local (isto pode ser decidido com a sua universidade);
- Cópia do seu documento de identidade/ou passaporte;
- Uma foto recente (que deverá ser colada no formulário ID995A);
- Uma cópia da sua carta de admissão em uma instituição educacional de Hong Kong e a sua carta aceitando a oferta de admissão;
- Evidências da situação financeira (extratos bancários, evidências de recursos financeiros por uma bolsa de estudo, etc.). Se algum responsável for ajudá-lo financeiramente durante os estudos, ele precisará submeter uma declaração de suporte financeiro;
- Documentos que comprovem a sua acomodação em Hong Kong.

Você deverá agendar a sua entrevista e levar todos estes documentos ao consulado chinês mais próximo de você. Depois do visto concedido, é só programar a sua viagem!

Por Brenda Bellani