Estudar no Canadá: entenda alguns termos educacionais do país

Por Hotcourses Brasil

O estudante deve conhecer os principais termos educacionais para estudar no Canadá
O estudante deve conhecer os principais termos educacionais para estudar no Canadá
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quer estudar no Canadá? Antes mesmo de começar o seu processo de inscrição, é aconselhável aprender alguns termos importantes relacionados ao ensino superior no país. Primeiramente, porque é necessário ter certa proficiência no inglês para ser admitido em cursos acadêmicos (a não ser que o intuito da sua viagem seja estudar o idioma). Em segundo lugar, porque estes termos podem fazer a diferença na hora de escolher o seu curso, programar a sua viagem e se inscrever na instituição canadense. Por isto, trouxemos um pequeno glossário de termos educacionais relevantes no Canadá. 

Glossário

Academic year – O ano acadêmico no Canadá normalmente começa em setembro e termina em maio (como nos Estados Unidos). As datas exatas variam de instituição para instituição.

Accreditation – A acreditação é um processo de garantia de qualidade. Isto significa que a instituição, o curso ou o diploma cumpriu os padrões de educação estabelecidos por autoridades profissionais.

Advanced placement – Diferente dos Estados Unidos, em que o Advanced Placement é um curso preparatório oferecido especificamente pelo College Board, no Canadá, ele é o nome para cursos oferecidos por escolas do ensino médio que contam como uma introdução aos estudos universitários ou cursos do primeiro ano universitário oferecidos por instituição pós-ensino médio.

Associate’s degree – Os Associates canadenses são os mesmos que os americanos: cursos acadêmicos resultantes em um degree de dois anos de duração, normalmente oferecidos por faculdades comunitárias e usados para a transferência a uma universidade. Em algumas províncias do Canadá, ter um Associate’s Degree pode proporcionar a admissão prioritária em alguns cursos universitários da mesma província, assim como a transferência de 60 créditos para a graduação.

Career College – Ao pé da letra, as Faculdades de Carreira são escolas que oferecem treinamento vocacional para formar pessoas especializadas em uma carreira específica. O foco das Career Colleges é menos acadêmico do que em faculdades comunitárias e universidades.

CEGEP - Collège d'enseignement général et professionnel é um tipo de instituição pós-secundária presente apenas no Quebec, a maior província do Canadá. As “Faculdades de Ensino Geral e Profissional” equivalem aos anos 12 e 13 e preparam os estudantes para cursos técnicos ou universitários.

Differential fees – Também chamadas de Foreign Student Fees, elas se referem as “taxas diferenciais” cobradas de estudantes internacionais em graduações e pós-graduações canadenses, além das taxas regulares de ensino. É por causa delas que os estrangeiros pagam mais caro por cursos acadêmicos no Canadá do que os estudantes locais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Homestay – Um tipo de acomodação estudantil. Com a homestay, o estudante faz um acordo para morar na casa de uma família local, pagando apenas por um quarto ou por um quarto e refeições (ver Meal plan).

Intersession – Um intervalo entre os termos acadêmicos que geralmente serve como férias – algumas universidades oferecem cursos acelerados durante esta pausa nas atividades acadêmicas.

Meal plan – Plano de alimentação oferecido em residenciais universitários e em algumas homestays.

Polytechnic – Uma escola técnica com cursos de artes industriais e ciências aplicadas.

Prerequisites – Disciplinas ou cursos que devem ser efetivamente concluídos para poder fazer alguns cursos específicos do ensino superior.

Quota – Limite de estudantes ou de um tipo de estudante específico permitidos em uma disciplina ou curso.

Registrar ­– Funcionário da universidade responsável pelos históricos acadêmicos, pela aprovação de seleção de disciplinas e, às vezes, pelo aconselhamento dos estudantes. A secretaria do registrar é responsável pela admissão dos estudantes e também pelo calendário universitário.

Student loan – Empréstimo universitário. Um tipo de assistência financeira sob a forma de um empréstimo reembolsável.

Study permit ­– Nome do visto de estudante canadense

Transcrip – Uma lista de disciplinas cursadas e notas recebidas pelo estudante durante um curso ou programa de estudos (como nossos históricos escolares/acadêmicos).

Tuition – O valor ou a “taxa de ensino” paga pelos cursos. A tuition costuma incluir as aulas, o uso das instalações da universidade e, em alguns casos, materiais e apostilas.

University College – Instituições menores do que as universidades regulares, mas que também têm permissão de outorgar diplomas acadêmicos.

Visa student ­– O estudante internacional cursando uma escola, faculdade ou universidade canadense com um visto.

Work-study – Vagas remuneradas de meio período oferecidas em universidades para ajudar os estudantes a pagar pelos estudos (geralmente, para conseguir uma vaga no campus, o estudante deve demonstrar necessidade financeira).

Você pode ver estes e outros termos (em inglês) no site Schools in Canadá – lembrando que o país tem algumas regiões oficialmente bilíngues, onde o francês é o idioma principal.