Não caia nos golpes das falsas instituições internacionais

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Sham schools ou fake colleges. Não importa o nome, o significado é um só: instituições falsas. Infelizmente, cada vez mais estudantes caem em truques de faculdades que se fazem passar por instituições reais, mas na verdade não passam de organizações falsas que ludibriam estrangeiros a estudar no exterior oferecendo vantagens inventivas.

Estudantes interessados em estudar, principalmente, nos Estados Unidos e Reino Unido acabam usando a internet como meio de busca de instituições nestes países. Esta é uma das formas mais fáceis de acabar caindo em sites fakes, que cobram o processo seletivo, possuem regras bem menos rigorosas e, após, receber o dinheiro, somem sem deixar vestígios.

Ano passado, cinco países foram os que mais enviaram estudantes para os Estados Unidos e Reino Unido: China, Coréia do Sul, Arábia Saudita, Índia e Japão. Foram os estudantes destes mesmos países que mais caíram nos contos das sham schools. Na China, inclusive, existem organizações que oferecem serviços de falsificação de processos seletivos. Por preços exorbitantes de U$24.000,00, você fornece fotos e passaporte, e então algum agente irá fazer todo o resto, incluindo falsos documentos e certificados de processo seletivo.

Toda atenção é pouca

Mesmo que o Brasil não conste entre os países que caem nos contos das falsas universidades, não custa nada seguir alguns passos para garantir encontrar a melhor e mais segura opção de estudo no exterior para você:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

-Checar sites de organizações que reconhecem oficialmente universidades locais, nacionais ou internacionais (como pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos, a AACSB para escolas de business, entre várias outras). Verifique se a instituição possui a certificação “accreditedcolleges” ou “accredited universities”.

-Fazer uma pesquisa minuciosa sobre a sua universidade/faculdade de interesse. Encontrar estrangeiros que já foram estudantes, checar se a instituição possui redes sociais, se já esteve entre listas oficiais de melhores universidades, etc;

-Quando o milagre é demais, o santo desconfia. Conseguir ir estudar no exterior está mais fácil que nunca, as opções são muitas e há várias formas de financiar os seus estudos. Mas vantagens e facilidades demais são, obviamente, de se desconfiar. Seja cético e não tenha medo de perguntar, tirar dúvidas, pesquisar, procurar informações oficiais...

-E é claro: pesquise no Hotcourses Brasil! Todas as informações deste banco de dados online de instituições – o maior do mundo – são oficiais e as universidades e faculdades são reais e conhecidas no mundo universitário. Em caso de qualquer dúvida ou se precisar de mais informações é só contatar as instituições pelo próprio site da Hotcourses.

Por Brenda Bellani