O que é associate degree?

Saiba um pouco mais sobre estes cursos de curta duração.
Por Hotcourses Brasil

Os associate degrees são opções para quem quer estudar no exterior
Os associate degrees são opções para quem quer estudar no exterior
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Associate degrees são opções bastante populares entre estudantes internacionais que resolvem estudar nos Estados Unidos. Similares às graduações tecnológicas brasileiras, os associate são cursos de apenas dois anos de duração e servem como um preparatório para uma graduação completa em uma universidade americana. 

Pesquise cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Comumente oferecidas nas community colleges (faculdades comunitárias), estes programas são cursos acadêmicos no nível de bacharelado e servem para que os estudantes concluam pré-requisitos exigidos para cursos de graduação em universidades nos EUA. Você deve procurar um associate degree com créditos acadêmicos que possibilitem a transferência para um bacharelado completo. Por isso, a escolha certa do seu curso é muito importante. Você pode fazer uso de todos os recursos oferecidos pela faculdade, principalmente das seções de aconselhamento com os career advisers (conselheiros de carreira) para tirar as suas dúvidas. 

Normalmente, os cursos de associate são oferecidos nas áreas de negócios e comércio, computação e TI, saúde, engenharia e tecnologia, ciências naturais, serviços públicos, entre outras. Antes de se matricular, procure saber quais serão as disciplinas da sua grade curricular e se elas poderão ser usadas para a sua transferência em um bacharelado.

Vantagens de um associate degree

Se você completar um destes cursos de forma bem sucedida, as suas chances de ser admitido em uma universidade americana são maiores. Além disso, se a sua grade curricular da associate tiver as disciplinas consideradas pré-requisitos para o seu bacharelado, você pode começar o curso pelo segundo ou terceiro ano, pois os créditos acadêmicos cursados no associate são transferíveis e podem ser eliminados da sua nova grade curricular acadêmica, ou seja, você não precisa cursar as disciplinas do associate novamente na graduação. Assim, cursando dois anos em uma faculdade comunitária e dois anos em uma universidade, você economiza de forma significativa, pois as community colleges costumam ser bem mais acessíveis financeiramente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se você ainda não tem confiança total na fluência do seu inglês, um associate degree pode ser uma boa maneira de treinar o idioma em um ambiente acadêmico, aperfeiçoar a proficiência, e tirar proveito dos recursos oferecidos pela faculdade, como workshops, aulas extras, e seções de conversação.

Desvantagens de um associate degree

As universidades nos Estados Unidos são mais exigentes que as community colleges e possuem uma rotina de estudos mais atarefada. Ao mudar-se de uma faculdade comunitária para uma universidade, você provavelmente passará por uma fase de adaptação para aprender o novo sistema de ensino e o novo ritmo de aulas, estudos e trabalhos. E, como entrará no meio do curso, você vai "pegar o bonde andando". Os seus colegas de classe que começaram o bacharelado desde o primeiro semestre já estarão habituados com a rotina e poderão ajudá-lo na adaptação, mas não se espante se você se sentir um pouco "perdido" no começo. Isso é natural e em pouco tempo você já estará acostumado com a nova instituição.

Por Brenda Bellani