O que são fraternidades e irmandades nas universidades internacionais?

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Há um aspecto da vida em universidades internacionais bastante abordado em filmes. Seja de forma estereotipada e cômica como em “Dias Incríveis” (Old School) e “A Casa das Coelinhas” (The House Bunny), ou de forma mais realista como em Rede Social (Social Network), as fraternidades estão sempre presentes em tramas que envolvem universidades no exterior. Mas o que são elas?

Fraternity, o seu nome original em inglês, vem de “frater”, que em latim significa irmão. Esta é uma prática acadêmica muito antiga em países como os Estados Unidos; e apesar dos filmes passarem a ideia de que são feitas só de festas, bebidas e pegação, a fraternidade tem grande importância na vida acadêmica de um estudante no exterior. Trata-se de um clube ou uma associação de jovens estudantes unidos por um mesmo interesse. Pode ser pela área de estudo, por um esporte, pelo nível social, um hobbie... Não importa! Os seus companheiros de fraternidade serão uma companhia constante durante os seus anos de universidade no exterior e virarão amigos para a vida inteira. Cria-se um vínculo muito grande, que pode ser também um ponto positivo profissionalmente, já que você acumulará diferentes contatos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estão quase sempre localizadas dentro do campus, são quase como nossas repúblicas. Mas não servem apenas como moradia ou um local de estudos. As fraternidades têm como objetivo o “saber viver”, quase como uma escola da vida. Organizam eventos, grupos de estudos, fazem trabalhos voluntários, etc.

No entanto, ainda existem muitos segredos em relação às suas práticas. São quase como sociedades secretas, só fazendo parte para conhecer realmente o que se passa dentro delas. Existem, também, rumores sobre os trotes e testes que os calouros precisam passar para serem aceitos nas fraternidades. Normalmente, usam simbolismos para dar nome a cada uma delas, tirados do alfabeto grego, como alpha, gamma, delta, beta, etc. Possuem o seu próprio hino e bandeira.

Irmandade

No início da história universitária nos Estados Unidos, frequentar uma universidade era permitido apenas aos homens. Quando as mulheres foram aceitas em instituições de ensino superior, foram inventadas as sororities, a versão feminina das fraternidades. Só mulheres são permitidas nelas, enquanto cursam suas graduações.

Estudantes estrangeiros são aceitos em fraternidades e irmandades, e está é uma ótima forma de conhecer e conviver com estudantes nativos. Encontre cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani