O que é o SSN - Social Security Number nos Estados Unidos?

Por Hotcourses Brasil

Social Security Number
Social Security Number
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você vai estudar nos Estados Unidos. Depois de acertar-se na sua nova casa e começar as suas aulas, uma das primeiras coisas que você precisa providenciar é o seu Social Security Number (SSN), o documento de identidade americano composto por nove dígitos que serve para identificar todos os cidadãos norte-americanos, e os residentes permanentes e temporários. Ele é tão importante quanto o nosso RG ou CPF, sendo assim os estudantes estrangeiros são instruídos a ter um também.

Se você pretende abrir uma conta bancária e trabalhar enquanto estuda nos Estados Unidos, é altamente recomendado que tenha o seu SSN o quanto antes possível. Quem emite o documento é o Social Security Administration que possui escritórios em inúmeras cidades americanas. Para conseguir o seu, basta comparecer em um destas agências munido de:

- Formulário Form SS-5 Application for A Social Security Number Card preenchido
- Dois documentos que comprovem a sua idade/nacionalidade
- Documento que comprove o seu status de imigrante (estudante e/ou trabalhador) autorizado
- Os papéis do seu visto
- Passaporte
- Documento que comprove matrícula na universidade/faculdade

Uma vez no escritório, é só retirar uma senha e esperar pela sua vez de ser entrevistado. A espera costuma demorar, por isso, não assuma compromissos com horário neste dia. É melhor escolher um horário que não esteja em aula para não ficar com falta. Os formulários SS-5 também são distribuídos nos escritórios, assim você pode preenchê-lo enquanto espera. Após realizado todo o processo na agência, o seu cartão será entregue em seu endereço americano em até duas semanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cuidados com o SSN

Nos Estados Unidos, existem os identity theft, “ladrões de identidade” que roubam os dados de SSN’s para se passarem por outras pessoas a fim de conseguirem crédito para fazer compras. Muitas vezes as pessoas só percebem que os seus dados foram roubados quando decidem fazer alguma compra que precisa de aprovação de cadastro e o crédito é recusado. Por isso, todo cuidado é pouco com o seu documento. Mantenha-o em um local seguro e só leve-o com você quando realmente precisar. Não forneça o número para qualquer pessoa, por telefone, e-mail, ou formulário on-line sem ter a certeza de que é confiável.

Quer saber como economizar enquanto estuda no exterior? Veja algumas dicas criativas e divertidas aqui!

Por Brenda Bellani