Pesquisa mostra a importância de rankings universitários para os estudantes internacionais

Por Hotcourses Brasil

Posição de instituições em rankings internacionais é importante para estudantes
Posição de instituições em rankings internacionais é importante para estudantes
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Amplamente conhecidos e usados como fonte de informação sobre excelência acadêmica no mundo todo, os rankings universitários também são importantes para os estudantes, que, dentre vários fatores, os correlacionam com empregabilidade. É o que indica a nova pesquisa feita pela QS, produtora do World University Rankings. O estudo descobriu que a maioria dos estudantes considera importante a posição de uma instituição em rankings globais, mas não acreditam que ela necessariamente reflita qualidade.

No entanto, de acordo com o site Pie News, 62% dos 519 participantes da pesquisa disseram que acreditam ser importante que instituição seja reconhecida internacionalmente.

Com base neste feedback, a QS concluiu que um ranking criado por estudantes daria ênfase à reputação da instituição segundo empregadores e também à taxa de empregabilidades dos graduados (33%). Em seguida, viriam os fatores qualidade de ensino e experiência estudantil, cada um com um peso de 20%, seguidos por pesquisa (15) e custo (8%).

Todos os participantes da pesquisa participaram das feiras de educação internacional da QS em Londres, Paris, Milão, Roma e Moscou. A QS também realizou a pesquisa com outros grupos formados por 71 estudantes de 19 países. Nestes grupos, os participantes explicaram que a motivação principal para pesquisar instituições em rankings mundiais era garantir que a universidade escolhida fosse reconhecida em qualquer lugar que eles resolvessem procurar por um emprego. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns estudantes acreditam que os rankings devem servir como uma forma de seleção entre candidatos que possuírem as mesmas habilidades e experiências. Outros acham importante ter o nome de uma instituição internacionalmente reconhecida no currículo. Depois de perspectivas profissionais, os estudantes disseram que as “conexões globais” eram o principal benefício de estudar em uma universidade com reputação mundial.

O estudo da QS também explorou a forma com que os participantes usam os rankings universitários. Na maioria das vezes, os estudantes os utilizam para fazer uma lista de opções e afunilar a pesquisa no início do processo de decisão por onde estudar. Os universitários também disseram que consultariam os rankings para verificar a reputação de uma universidade específica, se não a conhecessem antes, e também para comparar entre instituições. No entanto, a maioria dos estudantes acredita que os rankings só teriam impacto na escolha se as instituições tivessem posições muito diferentes.