Por que estudar em Hong Kong?

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste post, vamos fugir um pouco dos destinos mais comuns para descobrir as vantagens de estudar em Hong Kong! Apesar de ser uma Região Administrativa Especial (RAE) da China, a cidade-Estado, após anos de imperialismo britânico, é praticamente autônoma. Como resultado, Hong Hong é uma mistura de influências orientais e ocidentais em vários aspectos.

A população de sete milhões de pessoas em uma área de 1.104 km² faz da região uma das mais densamente povoadas do mundo, o que a levou a encontrar diferentes soluções para comportar todos os seus habitantes, como inúmeros e imensos arranha-céus e apartamentos minúsculos. Tudo isso faz de Hong Kong um destino de estudo curiosamente excêntrico, no mínimo.

Idioma

Apesar de o chinês ser a língua oficial, o inglês é amplamente falado em Hong Kong, além de ser o idioma oficialmente usado em oito universidades da região. Isto é uma excelente vantagem para estudantes internacionais que gostariam de estudar um curso ministrado na língua inglesa, mas que preferem fugir dos destinos mais tradicionais, como Estados Unidos e Inglaterra. Além disso, as placas e informações em Hong Kong também estão em inglês, assim, o estudante pode se sentir mais confortável a conhecer a cidade nos primeiros dias, durante a adaptação.

Você ainda tem opção de aprender cantonês (o chinês falado em Hong Kong) durante a sua estadia, no seu próprio ritmo, enquanto estuda em inglês na universidade. Quando retornar para o Brasil, terá proficiência em dois idiomas.

Cultura

Graças à variedade histórica da região, tanto tradição quanto inovação estão presentes em cada canto de Hong Kong: na sua arquitetura, no layout, no comércio e no entretenimento. Você encontrará, pelas ruas da cidade, marcas, lojas e comidas conhecidas, graças, principalmente, à influência britânica durante o período de colonialismo. Hong Kong tem paisagens edificadas – inúmeros arranha-céus –, lado a lado com paisagens naturais – montanhas, áreas verdes, e também o porto natural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rankings acadêmicos

Apesar de ter apenas oito universidades públicas, Hong Kong tem sempre bons resultados em rankings acadêmicos mundiais e asiáticos. A QS, por exemplo, classificou a University of Hong Kong, a Hong Kong University of Technology e a Chinese University of Hong Kong como, respectivamente, 23º, 33º e 34º melhores universidades do mundo. Já no competitivo ranking asiático da QS, a Hong Kong University of Science and Technology conquistou o primeiro lugar. Quando a Times Higher Education, principal fonte sobre ensino superior internacional publicou o seu ranking de universidades asiáticas, a University of Hong Kong ficou na terceira posição, a Hong Kong University of Science and Technology na nona posição, e a Chinese University of Hong Kong na 12ª.

Estilo de vida

Devido à sua densa população, Hong Kong tem um estilo de vida extremamente agitado, até mesmo para quem já está acostumado a morar em cidades grandes. Já nos campi acadêmicos, os estudantes têm contato direto com tutores, além de obrigatoriamente participarem de vários eventos sociais. Por isso, para estudar em Hong Kong será importante saber gerenciar muito bem o seu tempo e conseguir fazer várias coisas no mesmo dia.

Por Brenda Bellani