Processo seletivo no exterior: o que é personal statement?

Universidades de países de língua inglesa exigem que o estudante estrangeiro escreva uma redação em inglês para ser admitido.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Durante a sua inscrição para estudar no exterior, é praticamente certo que você tenha que submeter uma personal statement, como uma das exigências do processo seletivo. Esta "declaração pessoal", que também pode aparecer com o nome de essay, é uma redação em inglês escrita pelo próprio candidato com um propósito principal: provar que ele merece ser admitido pela instituição.

A universidade pode dar um tema específico a ser seguido, como, por exemplo, descrever uma experiência que marcou a sua vida, ou descrever um personagem fictício ou histórico que lhe influencie; ou então, pode deixar o tema por conta dos candidatos. Pela personal statement, ela irá avaliar a escrita em inglês e o conhecimento da gramática dos possíveis estudantes, o poder de argumentação e de persuasão, a capacidade de autopromoção, entre outros fatores. A instituição está interessada em saber por que você merece ser admitido por eles. Por que você escolheu se inscrever nesta universidade? De que forma a instituição pode atender aos seus objetivos acadêmicos e profissionais? O que você tem a contribuir com o corpo estudantil? Quais são os planos para o seu futuro?

É importante que você seja sincero e saiba vender o seu peixe. É comum listar experiências prévias, atividades extracurriculares e trabalhos voluntários, por exemplo, que possam confirmar o seu interesse pela área de estudo a qual você está se candidatando. A sua essay tem que refletir quem você é.

Os passos para escrever uma "declaração pessoal"

Vários sites oficiais de universidades internacionais dão exemplos e passo a passo de como escrever uma essay para o seu processo seletivo. É uma boa idéia pesquisar quais são as dicas que a sua própria instituição oferece, pare seguir o padrão que eles exigem dos candidatos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, você pode seguir um padrão geral:

1) Crie um rascunho do que você gostaria de escrever, com tópicos a serem explanados na redação.
2) Reúna todos os documentos que você vai mencionar na essay, como seu histórico escolar e diplomas de outros cursos.
3) Liste suas qualidades, qualificações e experiências prévias em um rascunho a parte, para não deixar nada de fora.
4) Considere os motivos que o levaram a se inscrever na instituição.
5) Explique como todas as suas experiências prévias lhe ajudaram a desenvolver as habilidades e as qualidades necessárias para a área de estudo de seu interesse (por exemplo: liderança, criatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, iniciativa, comunicação, etc.).
6) Tome cuidado para não soar arrogante. É importante saber se autopromover de forma sincera e humilde. Tente focar nas habilidades essenciais para o seu curso e evitar exageros.
7) Uma vez escrita, releia-a com atenção para corrigir erros (eles podem causar sua eliminação imediata). Peça para outras pessoas lerem a sua essay para encontrar possíveis erros e dar um feedback. Lembre-se: a redação deve ser em inglês e escrita por você mesmo!

Se você for se candidatar a uma bolsa de estudo no exterior, também terá que escrever uma personal statement e o processo é similar. Provar de que maneira todas as suas experiências prévias lhe prepararam para o curso acadêmico que você está se candidatando.

Por Brenda Bellani