Processo seletivo nos Estados Unidos: prova SAT passa por mudanças

O teste utilizado para avaliar estudantes que estão terminando o ensino médio terá alterações estruturais e de conteúdo.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova padrão dos Estados Unidos conhecida pela sigla SAT, utilizada na seleção universitária, passará por uma série de mudanças para melhorar a avaliação de habilidades e competências dos estudantes que estão terminando o ensino médio. A intenção é avaliá-los de forma mais condizente ao "mundo real", testando conhecimentos realmente necessários para o mundo acadêmico e profissional. O vocabulário da prova terá palavras comumente usadas em contextos reais; os alunos precisarão de uma bagagem mais completa para sustentar seus argumentos nas seções de escrita e leitura e, em algumas partes, eles terão que citar passagens textuais específicas.

Conheça a prova SAT aqui.

As mudanças

A seção de redação (essay) passar a ser opcional. Nela, os estudantes terão que explicar como um argumento apresentado foi construído, ao invés de apenas explanar sua própria opinião. No entanto, algumas faculdades ainda exigirão a essay como parte obrigatória da prova. A maior nota geral, anteriormente 2400, passará a ser 1600, com pontuação de 200-800 nas seções de leitura/escrita e matemática. Quando realizada, a redação será avaliada separadamente da nota geral do estudante. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além das mudanças na estrutura e na nota, o SAT poderá ser realizada tanto de forma impressa quanto pelo computador a partir da primavera americana de 2016.

Exemplos de questões

Em abril, alguns exemplos de questões do novo formato da prova foram divulgados, indicando os tipos de temas e perguntas que os estudantes encontrarão quando forem prestar o SAT. Em um dos exemplos, os estudantes teriam que estimar o número de eleitores entre 18 e 34 anos que votaram em um determinado candidato político com base em um conjunto de dados. Outra trazia um trecho de um discurso de 1974, durante as audiências do impeachment do presidente Richard Nixon, e pedia que os estudantes respondessem questões de interpretação de texto com base no conteúdo do trecho.

As mudanças no SAT fazem parte de uma iniciativa para encorajar estudantes de baixa renda a se matricular em cursos acadêmicos, pois passará a avaliar competências reais do dia-a-dia.

Pesquise cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani