Que tal se preparar para ingressar em uma universidade no Reino Unido em setembro?

Ano letivo nos países que formam o Reino Unido começa apenas no 2º semestre.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Perdeu o vestibular? Não passou? Passou mas não teve tempo de fazer a matrícula? Não importa o motivo que o impediu de ingressar em uma universidade brasileira no começo de 2012, a boa notícia é que você ainda tem tempo para se preparar e ir estudar em uma universidade no Reino Unido.

Antes de mais nada, vamos entender o que significa Reino Unido (United Kingdon-UK) e Grã-Bretanha (Great Britain). O Reino Unido é formado pela Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte.

O ano letivo das instituições no Reino Unido começa em setembro, sendo assim, você tem sete meses para preparar os seus documentos, seguir todos os passos exigidos pela instituição escolhida e se aplicar para o visto de estudante. Os períodos universitários, chamados de terms, são divididos de acordo com as estações do ano – outono, de setembro a dezembro; primavera, de janeiro a abril; e o verão, de abril a julho.

Mas a melhor parte é que não existe o processo árduo do vestibular: o processo seletivo das universidades é feito pelo histórico escolar. Por isso, será preciso que você tenha atingido boas notas no ensino médio para ter chances nas melhores instituições da Inglaterra. E para aplicar-se, o seu histórico escolar terá de ser traduzido para o inglês por um tradutor certificado.

As instituições exigem que os estudantes estrangeiros realizem um teste de proficiência em inglês, como o IELTS ou o TOEFL, e atinja uma nota mínima. Não perca tempo, veja onde e quando são as próximas datas de provas para fazer o IELTS.

Não deixe o custo de moradia no Reino Unido te desanimar porque algumas instituições providenciam residências universitárias no próprio campus para os estudantes no primeiro ano letivo. Além disso, é muito comum websites em que você pode pesquisar quartos para alugar ou até mesmo para dividir. Sempre lembrando de tomar os devidos cuidados para não terem problemas comuns de transações feitas pela internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o visto de estudante você terá permissão de trabalho de até 20 horas semanais durante o período letivo e até 40 horas semanais nas férias escolares, o que facilitará subsidiar os seus estudos na terra da rainha.

Pesquise aqui universidades na Inglaterra e encontre já a sua. Não se esqueça de entrar em contato com as instituições de interesse para assegurar-se sobre as peculiaridades de cada processo seletivo, que podem diferenciar-se em alguns aspectos. Vale a pena se aplicar em mais de uma instituição, assim, as suas chances de ingressar em uma universidade serão maiores.

São inúmeros cursos de graduação em todas as áreas imagináveis por todo o Reino Unido. Mas se você ainda estiver em dúvidas sobre a sua fluência em inglês e sobre qual graduação fazer, considere investir em um curso preparatório para graduação. Os cursos preparatórios se assemelham aos cursos de graduação sequencial no Brasil. Não são equivalentes ao bacharelado brasileiro, mas permitem que em seguida o aluno complete uma graduação em apenas 12 a 15 meses de estudo, sendo então conferido o grau de bacharel no Reino Unido.

Foque a sua atenção puramente em escolher o curso dos seus sonhos e providenciar a documentação exigida pela instituição de ensino escolhida e UK Border.

A última dica é: não se preocupe em fazer compras antes de viajar e encher as suas malas, leve o que você tem porque roupas no Reino Unido são bem mais baratas do que no Brasil.

Good luck!

Por Brenda Bellani