Taxas de ensino para estudantes estrangeiros no Reino Unido

Por Hotcourses Brasil

As taxas para estudantes estrangeiros no Reino Unido variam de acordo com o curso e a universidade
As taxas para estudantes estrangeiros no Reino Unido variam de acordo com o curso e a universidade
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Qualquer estudante que não tiver um passaporte europeu é considerado “estudante internacional” no Reino Unido. Os non-EU students (não-europeus) passam por um processo seletivo diferente (geralmente, com mais documentos exigidos) e, se admitidos, pagam taxas de ensino (fees) mais caras do que as cobradas de britânicos e europeus.

No entanto, as taxas de ensino para nativos (“Home fees”) tiveram um aumento nos últimos anos, diminuindo a diferença entre as taxas pagas por estrangeiros. Como um estudante no Reino Unido, o valor do seu curso dependerá do nível de estudo em que você estiver interessado (graduação ou pós-graduação) e da sua universidade.

Valores de graduações no Reino Unido

O custo das taxas para estudantes internacionais em graduações no Reino Unido varia de acordo com o curso e a universidade. Atualmente, graduações integrais, de forma bastante geral, costumam custar entre £ 10.000 e £ 15.000* por ano para estudantes internacionais. Em média, as graduações no Reino Unido duram três anos – ou seja, uma graduação completa custará entre £ 30.000 e £ 50.000 em uma universidade britânica.

Por exemplo: um Bacharelado de Ciências em Computação e Segurança da Informação integral, com quatro anos de duração, na Plymouth University custa £ 12.250 por ano. O mesmo valor vale para o Bacharelado de Artes em Fotografia oferecido pela mesma universidade. 

Valores de pós-graduações no Reino Unido

O valor de cursos de pós-graduações no Reino Unido depende muito do tipo de curso e da universidade que você escolher. Normalmente, mestrados têm preços similares às graduações (de £ 10.000 a £ 15.000 por ano), apesar de alguns cursos custarem significativamente mais do que £ 15.000, como, por exemplo, mestrados nas áreas de finanças e negócios, que cobram mais de £ 20.000 anuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vantagem é que a maioria dos mestrados dura apenas um ano, por isso, o comprometimento financeiro do estudante é menor. Um doutorado, por outro lado, levará entre três e seis anos para ser concluído e custa, em média, £ 10.500 por ano para estudantes internacionais que não conseguirem nenhuma bolsa ou financiamento (que são bastante comuns em pós-graduações). 

Veja alguns exemplos:
Mestrado de Ciências em Engenharia do Transporte e Planejamento na London South Bank University - £ 11.000 anuais (curso de um ano de duração);
Mestrado de Engenharia em Engenharia Civil na Universidade Ulster - £ 10.110 anuais (curso de cinco anos de duração);
Mestrado de Artes em Linguística Sociocultural na Goldsmith, Universidade de Londres - £ 11.700 anuais (curso de um ano de duração);
Doutorado (PhD) em Linguística Aplicada na Universidade Aston - £ 6.780 anuais (curso de três a seis anos de duração).

*Uma libra esterlina vale aproximadamente R$ 4,57, de acordo com a cotação do dia 14 de abril de 2015 (Yahoo! Finance).

Por Brenda Bellani