“Times Higher Education 100 Under 50 2014”: as melhores instituições do mundo de até 50 anos

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Times Higher Education lançou o “Times Higher Education 100 Under 50 2014”, a nova lista com as 100 melhores universidades do mundo com até 50 anos de fundamento. A Austrália e o Reino Unido têm o maior número de representantes, mas o destaque deste ano foi da Ásia Oriental, com quatro instituições nas cinco primeiras posições. O Brasil aparece com apenas uma universidade.

O ranking "100 Under 50" da Times serve como indicador de possíveis futuras potências mundiais em educação acadêmica. Os Estados Unidos dominam os rankings das melhores universidades do mundo, mas no "100 Under 50", países com instituições mais "Jovens", que estão começando a ganhar espaço no mercado, passam a se despontar e alcançar bons desempenhos. É o caso de países da Ásia, como Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura; e também da Austrália que se mantém na dianteira do ranking, na frente dos EUA, que este ano é representado por oito instituições (o mesmo desempenho alcançado em 2013). O Reino Unido tem seis instituições a menos em relação ao ranking de 2012.

Brasil

O Brasil é representado apenas pela Universidade Estadual de Campinas em 37º lugar, empatada com a dinamarquesa University of Southern Denmarka. No ranking do ano passado, a instituição pública brasileira alcançou a 28ª posição. A Unicamp tem até 2016 para ser classificada entre as "100 Under 50", quando completará 50 anos de idade.

A Índia e o Brasil foram os únicos países do grupo "BRICS" de economias em desenvolvimento a adentrarem a lista – a Rússia e a China não possuem instituições no "100 Under 50" de 2014. Esta foi a primeira vez que a Índia conseguiu alcançar uma posição entre as 100 melhores instituições mais "jovens".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados sobre o “Times Higher Education 100 Under 50 2014”
-Após Austrália, Reino Unido e EUA, os melhores desempenhos foram da Espanha (sete instituições), França (6), Alemanha (6), Canadá (5) e Taiwan (4).
-Hong Kong, Suécia, Irlanda e Portugal são representados por três instituições cada.
-A Pohand University of Science and Technology, da Coreia do Sul, aparece pela segunda vez consecutiva no primeiro lugar na lista.
-Com a entrada da Índia, a lista passa a ter 29 países/regiões representados – um a mais em relação a 2013.

Conheça as 10 primeiras posições do ranking "100 Under 50" 2014
1) Pohand University of Science and Technology, Coreia do Sul
2) École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça
3) Korea Advanced Institute of Science ans Technology, Coreia do Sul
4) Hong Kong University of Science and Technology, Hong Kong
5) Nanyang Technological University, Singapura
6) Maastricht University, Holanda
7) University of California - Irvine, Estados Unidos
8) Université Paris-Sud, França
9) Université Pierre et Marie Curie, França
10) Lancaster University, Reino Unido

Fatores analisados para a classificação das universidades
Os dados para o ranking da Times são coletado e analisado pela Thomson Reuters. A empresa considera 13 fatores principais em cinco áreas:
-Inovação e renda: investimentos recebidos da indústria para as pesquisas da instituição.
-Ensino: o ambiente de aprendizado, reputação das pesquisas e do ensino, a média de professores/estudantes, os cursos, o corpo docente, e a renda institucional.
-Citações: a influência das pesquisas realizadas pela instituição e o impacto das citações.
-Pesquisas acadêmicas: reputação das pesquisas, renda, e pesquisadores.
-Perspectiva internacional: número de estudantes e docentes internacionais; número de trabalhos acadêmicos com um ou mais co-autores internacionais.

Visite o site da Times Higher Education.

Por Brenda Bellani