Trabalhar com visto de estudante nos Estados Unidos

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O governo americano é bastante rígido quando o assunto é trabalho ilegal, inclusive com estrangeiros que vão estudar nos Estados Unidos. Por isso, é muito importante conhecer as regras oficiais que regem o trabalho com posse de visto de estudante no país. Antes de qualquer coisa, você precisa saber o que significa estas duas siglas:

DSO (Designated School Official) – Funcionário da sua universidade americana que representa a instituição em todos os assuntos relacionados aos estudantes com visto F-1 (que permite cursar programas acadêmicos e cursos de inglês no exterior). É o responsável pela autorização de trabalhos, a realização de cartas de recomendação, e o auxílio no processo de validação de vagas para estudantes internacionais.

SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System) – Uma parte do site do Department of Homeland Security (Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos) usado para coletar, divulgar e monitorar informações relacionadas a estudantes internacionais e intercambistas. Nele, você encontra dados e regras sobre trabalhar com visto de estudante.

Conseguir alguma função remunerada para bancar os estudos é sempre uma alternativa considerada por muitos estrangeiros. Mas é preciso ter em mente que qualquer trabalho exercido durante os seus estudos na América deve ser regulamentado e autorizado pelo governo e por sua universidade ou faculdade. O trabalho permitido para estudantes estrangeiros pode ser dividido basicamente em duas categorias: dentro e fora do campus acadêmico.

Trabalhar no campus: tendo um visto F-1, você é autorizado a exercer funções em seu ambiente acadêmico, em trabalhos dentro do campus da sua instituição. Para isso, é preciso uma carta de autorização de seu DSO e um Social Security number (número de nove dígitos emitido pelo governo aos cidadãos americanos, residentes permanentes e trabalhadores temporários). São permitidas apenas 20 horas de trabalho semanais, de forma a não atrapalhar os estudos.

Trabalhar fora do campus: após um ano completo de estudos, você pode pedir autorização para exercer funções além do seu ambiente universitário. O pedido deve ser autorizado pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS – U. S. Citizenship and Immigration Services), que deverá lhe enviar uma carta de aprovação, a EAD (1-706 Employment Authorization Document). Para conseguir este documento, você precisa preencher o formulário I-765. Só então você pode procurar por um emprego fora do campus. As horas permitidas são as mesmas que o on-campus (20 horas semanais).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudantes com visto F-1 também podem pedir autorização para dois tipos de treinamentos práticos em suas áreas de estudo: o CPT e o OPT.

CPT (Curricular practical training): Deve ser obrigatoriamente relacionado a sua área, e só pode ser realizado depois da conclusão de um ano completo de estudos nos Estados Unidos. Este trabalho temporário concedido a estudantes estrangeiros pode ser em período integral (durante as férias acadêmicas). O seu DSO deve lhe prover com formulário de recomendação (Form I-20) que ajudará a conquistar a vaga almejada. O CPT vale como um estágio ou treinamento profissional, e deve ser considerado parte do seu currículo acadêmico.

OPT (Optional practical training): este treinamento também tem que ser ligado à área do seu curso universitário. Para conseguir a autorização, você vai precisar do documento EAD e do Form I-20. Pode durar até 12 meses e é restrito a 20 horas/semana, durante as aulas, e em período integral durante as férias. Pode ser requisitado enquanto cursa a graduação (pre-completion OPT) ou após a sua conclusão (post-completion).

E por último existe também a opção OPT STEM Extension. Recentemente foi autorizada a permanência adicional de 17 meses, após conclusão dos estudos, de estrangeiros que conquistarem um diploma STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) - ou seja, nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O intuito é oferecer treinamento prático extra e, possivelmente, autorizar a permanência legal e definitiva nos Estados Unidos. O objetivo do governo americano é manter no país estrangeiros que possam criar novos negócios e investimentos.

Vale ressaltar: todas as universidades internacionais que recebem estudantes estrangeiros têm um DSO e uma equipe responsável em orientá-lo em qualquer questão relacionada a trabalhar com visto de estudante. Eles devem ser contatados em qualquer caso de dúvida.

Para mais informações, visite o site Homeland Security.

Por Brenda Bellani