Vistos de estudante para os Estados Unidos

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Pra estudar nos Estados Unidos, você vai precisar de um visto de estudante. Antes de preencher qualquer formulário no site do consulado americano e agendar a sua entrevista, você precisa checar qual visto de estudante se encaixa no seu perfil de imigração. São três deles, cada um com especificidades e exigências diferentes.

M-1 (estudantes vocacionais, não-acadêmico)

O M-1 é para os estudantes que pretendem fazer um curso vocacional ou profissionalizante – portanto, não está relacionado com cursos acadêmicos em universidades ou faculdades. Para conseguir a concessão deste tipo de visto de estudante você deve estar matriculado em uma instituição profissional ou não-acadêmica.

Para trabalhar com esse visto, somente em funções dentro do campus universitário ou como parte da formação prática (um estágio obrigatório, por exemplo), com autorização prévia do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). O estrangeiro com um visto de estudante M-1 pode permanecer nos EUA, basicamente, pelo período necessário para concluir o curso.

 F-1 (estudantes: acadêmicos e vocacionais)

O visto de estudante F-1 é para cursos acadêmicos nos EUA, destinados aos estrangeiros que pretendem cursar uma universidade ou qualquer outra instituição acadêmica. Mas não só isso: inclui também escolas primárias e secundárias (fundamental e médio), e escolas de idioma (cursos de inglês). No geral, para a concessão deste visto o estudante deve estar matriculado em um curso que resultará em um diploma ou certificado, e a instituição deve ser autorizada pelo governo americano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estrangeiro com um visto de estudante F-1 pode permanecer nos EUA por até 60 dias após o término do curso.

Pesquise cursos acadêmicos nos Estados Unidos pelo Hotcourses Brasil.
 
J-1 (intercambistas, acadêmicos, au pair e estagiários)

O visto de estudante J-1, como diz o nome, pode ser direcionado a intercambistas, estudantes acadêmicos (inclusive de pós-graduação em pesquisa acadêmica), au pairs e estagiários. É um visto que concede tanto o estudo quanto o trabalho no país.

Esta categoria inclui:
-Funções pré-combinadas, treinamentos ou pesquisas aprovados e patrocinados por uma instituição de ensino ou por uma instituição sem fins lucrativos;
-Estudantes de pós-graduação;
-Acadêmicos ou professores estrangeiros patrocinados por universidades para dar aulas por tempo limitado;
-Alguns profissionais estagiários;
-Programas de empregos de verão;
-Programas de estágios universitários.

Qual destes vistos de estudantes eu devo conseguir?

Se você ainda está em dúvida qual visto de estudante é o seu, converse com a sua instituição. Eles saberão lhe explicar certinho qual e como conquistá-lo. Inclusive, irão providenciar documentos que comprovem a sua matrícula na instituição, importantíssimo para a entrevista no consulado.

Visite também o site do consulado dos Estados Unidos no Brasil para mais informações sobre estes e demais vistos.

Por Brenda Bellani