A elaboração e importância do Manual do Candidato

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Manual do Candidato, responsável por fornecer aos candidatos todas as informações sobre o Vestibular Fuvest, começa a ser preparado já na segunda quinzena de Abril. O esqueleto, que é a base do documento, é aproveitado ao longo dos anos.

Em junho, cerca de 80% do Manual está preparado e segue para a gráfica. No fim de julho estarão prontos para distribuição nos postos de venda os manuais, os anexos (Manual das Profissões, fornecido pela USP), o guia da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e a relação de todas as escolas do Estado de São Paulo.

A venda do material é feita desde a primeira quinzena de agosto até a primeira quinzena de setembro, quando começam as inscrições. A elaboração deste Manual existe desde o primeiro vestibular e é a principal e praticamente única publicação da Fuvest.

O Manual está presente na rotina dos trabalhos da Fuvest desde o primeiro vestibular e inclui um importante material: o questionário socioeconômico. Este questionário é o responsável por fornecer à USP as características dos alunos que participam de seu vestibular. A intenção é utilizar estas informações para analisar os benefícios estudantis e a forma de promover ações de inclusão social.

A lista de leitura obrigatória do vestibular é exigida desde 1988 e naquela época incluía dez obras literárias. Hoje, ao invés das dez, são nove obras e esta lista é unificada para USP e Unicamp, de modo a facilitar a vida dos candidatos que almejam participar com qualidade dos vestibulares das duas instituições.

O Vestibular Brasil Escola oferece de antemão, todos os semestres, a lista de obras literárias das principais universidades do país. Para conhecê-las e se preparar com tempo hábil para os testes de literatura, acesse o link e utilize a nossa seção de Resumos de Livros para poder fixar a história.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)