Pasusp e Inclusp

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp) é uma das iniciativas promovidas pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). Trata-se de um benefício exclusivo para estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio que cursaram, integralmente, os ensinos fundamental e médio em escolas públicas brasileiras.

O Pasusp pode proporcionar aos participantes uma bonificação de até 20% na pontuação  da primeira fase do Vestibular da Fuvest. Do total de bônus, até 5% são para os alunos do 2º ano do ensino médio, que acumularão esse bônus para o ano seguinte, e até 15% para os do 3º ano. 

Até o Vestibular Fuvest 2011, os participantes do Pasusp tinham de fazer uma prova, além da primeira fase do vestibular, para determinar a porcentagem de bônus a ser recebida. A partir do Vestibular Fuvest 2012 esse bônus passou a ser calculado de acordo com o desempenho na própria primeira fase e, atualmente, o bônus é concedido de forma integral para todos os candidatos que acertarem mais de 27 questões na primeira fase do vestibular.

Há também bônus para quem já terminou o ensino médio em escola pública ou para quem ainda está no ensino médio, também na rede pública, mas não fez o ensino fundamental integralmente em colégio pública. Para conseguir o bônus, esses candidatos devem se inscrever no vestibular da Fuvest e optar pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A bonificação para os candidatos que estudaram o ensino médio em escola pública é de até 12%. Já o bônus para quem estudou o ensino fundamental e o ensino médio integralmente na rede pública pode chegar a 15%. Nesse último caso, negros, pardos e indígenas ainda ganham um bônus de 5%. Veja na tabela abaixo os bônus do Pasusp e Inclusp.

Candidato Bonificação
Inclusp Ensino Médio - aluno que cursou ou esteja cursando ensino médio em escola pública Até 12%
Inclusp Ensino Básico - aluno que cursou ensino fundamental na rede pública e tenha cursado ou esteja cursando, integralmente, o ensino médio em escola pública. Até 15%
PASUSP - candidato que cursou integralmente o ensino fundamental na rede pública e que esteja cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas. Até 20%
Bônus PPI –EB: candidato inscrito no vestibular na condição de Inclusp Ensino Básico e que se declararem pretos, pardos e indígenas. Até 5%

Os participantes do Pasusp também são beneficiados com a isenção de taxa do vestibular da Fuvest. Para mais informações sobre o programa, acesse o site do Pasusp.