Artes Cênicas

As Artes Cênicas englobam a prática, o estudo artístico e suas formas de expressão nos palcos de teatro, em óperas, em danças, no circo e em outros lugares
Por Miguel Souza

Atores em peça de teatro
Artes Cênicas é o conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Artes cênicas são todas as expressões artísticas que se desenvolvem em um palco ou em algum local de representação para o público.

Também chamadas de artes performáticas, as artes cênicas englobam não apenas a prática, como também todo o estudo artístico e suas formas de expressão dentro de palcos de teatro, óperas, danças e circo.

O palco para as Artes Cênicas possui um significado maior do que a estrutura física. Nesse sentido, palco pode ser qualquer local onde ocorra uma apresentação cênica. Dessa forma, ele pode estar em locais como praças, ruas e escolas.

Uma das principais características das Artes Cênicas é a interpretação do artista por meio da expressão de seu corpo. Essa expressão se dá por meio de postura corporal, atitude gestual, movimentos e entonação de voz. Ainda, existem diversas funções que compõem a área, como montagem, direção, figurinos, produção, cenografia e maquiagem.

Leia também: Cinema e Audiovisual — o que faz o profissional formado nessa área?

Tópicos deste artigo

Curso de Artes Cênicas

O curso de Artes Cênicas é destinado aos que querem compreender as Artes Cênicas como um todo, no entanto, mesmo a área sendo abrangente, na formação, os alunos recebem maior contato com as práticas e expressões artísticas do teatro. Além das aulas e disciplinas corporais, os alunos têm acesso a diversas áreas da profissão, como maquiagem, cenografia e figurino.

A graduação tem oito semestres de duração e pode ser oferecida nas modalidades bacharelado e licenciatura. Como bacharel, o profissional poderá ter ênfase em atuação, direção teatral, teoria e crítica, ou cenografia. Já os licenciados poderão atuar como professores em escolas, cursos específicos ou projetos de ação cultural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas universidades, como a Universidade de São Paulo (USP), permitem que o estudante escolha a habilitação do curso a partir do quinto semestre. Os estudantes da USP também podem optar pela dupla habilitação.

Um dos objetivos da formação é o desenvolvimento de pensamento crítico no exercício da profissão. Justamente por isso, os estudantes de Artes Cênicas terão disciplinas voltadas para política, filosofia, psicologia e educação.

Além de apresentar e desenvolver as diversas áreas dentro do teatro, como direção de cena, atuação, sonoplastia, figurino, cenário, e o próprio ensino de teatro, o curso também apresenta aos seus alunos as demais linguagens artísticas que compõem as Artes Cênicas.

Sendo assim, os alunos conhecerão formas artísticas como dança, performance, música e outras artes visuais. A ideia da formação é que o aluno tenha noção ampla de como todas as linguagens artísticas se articulam para montar uma cena, um espetáculo, um projeto artístico, não abordando apenas a parte do teatro.

Artes Cênicas x Teatro

Ator realizando um monólogo em um teatro enquanto segura seu roteiro.
Teatro e Artes Cênicas têm suas diferenças.

Embora na graduação em Artes Cênicas ele tenha grande destaque, o teatro e a referida área não são a mesma coisa. Como mencionado, as Artes Cênicas englobam uma série de expressões e linguagens artísticas.

Já o teatro é uma forma de arte em que atores representam uma história para um público. Assim como nas Artes Cênicas, o teatro engloba outras áreas, como cenografia, direção, texto, maquiagem e iluminação, e profissionais além dos atores.

Dessa forma, podemos dizer que o teatro faz parte das Artes Cênicas, porém estas são mais amplas e abrangem muito mais do que apenas as expressões teatrais.

Perfil do estudante que cursa Artes Cênicas

Por se tratar de uma profissão e formação multitarefa e que trabalha com expressões artísticas humanas, espera-se que os alunos de Artes Cênicas sejam criativos, bem-dispostos e que estejam preparados para atuar em diversos segmentos da arte.

Os alunos do curso também precisam ter boas habilidades de comunicação e de relação interpessoal, já que muitas vezes o trabalho com o público externo está atrelado à área.

Outra caraterística é a constante necessidade de estudar. Portanto, os alunos que queiram ingressar no curso precisam estar dispostos a estar em constante atualização sobre os estudos e principalmente se interessar por estudos sociais, já que a crítica social é um dos pontos-chave da formação e atuação dessa profissão.

Leia também: O que faz um profissional de Letras?

Disciplinas do curso de Artes Cênicas

Confira algumas disciplinas do curso de Artes Cênicas

  • Dramaturgia;
  • Folclore Brasileiro;
  • Estética e História da Arte;
  • Psicologia Histórico-Cultural e Educação;
  • Atuação;
  • Práticas da Cena;
  • Teatro Brasileiro;
  • Educação Especial, Educação de Surdos, Língua Brasileira de Sinais;
  • Oficina de Produção Texto Dramático;
  • Teatro e Música na Cultura Brasileira;
  • Antropologia da Música;
  • História Contemporânea.

Mercado de trabalho para Artes Cênicas

O mercado de trabalho para os artistas cênicos pode ser bastante amplo. Apesar da atuação ser a profissão mais famosa da área, os graduados no curso podem optar por diversas carreiras.

  • Atuação

Atores ou atrizes podem atuar em teatro, filmes, TV, peças publicitárias, entre outros. Os atores e atrizes interpretam personagens e ajudam em suas construções artísticas.

  • Direção

Seu profissional que coordena, supervisiona e dirige qualquer representação cênica e acompanha suas etapas. Ele também pode atuar em diversas áreas, como TV, teatro e cinema.

  • Cenografia

Seus profissionais são responsáveis pela montagem dos cenários em que as apresentações acontecerão. A montagem é feita de acordo com as características do projeto e exige bastante estudo e pesquisa para sua execução.

  • Figurino

Seus profissionais criam e/ou selecionam todos os figurinos específicos de todos os artistas que se apresentarão no projeto cênico.

  • Produção

É a parte burocrática da área. Os profissionais da produção realizam toda a parte administrativa, como locais de ensaio, patrocínio, orçamentos e recursos necessários para o projeto. 

  • Docência

Os formados em licenciatura em Artes Cênicas trabalham ensinando em escolas ou cursos de interpretação. Também podem atuar na educação básica.

  • Crítica

Seus profissionais realizam a análise e reflexão das artes e produzem críticas em relação às peças, cenas ou todo o projeto apresentado.

Salário de um profissional de Artes Cênicas

Por se tratar de uma área com diversas formas de atuação, os salários para Artes Cênicas podem variar bastante. Para atores, de acordo com o site Glassdoor, a média salarial no Brasil é de R$ 2842.

Faculdades de Artes Cênicas

Por Miguel Souza
Jornalista