Biotecnologia

Por Gabriele Pires Alves

Tecnologia a favor da ciência
Tecnologia a favor da ciência
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O setor de novas tecnologias ganhou um aliado com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia. Setores como meio ambiente, saúde, indústria e agropecuária passaram a receber investimentos do governo federal e, com isso, surgiu a graduação multidisciplinar em Biotecnologia ou Engenharia Biotecnológica.

Esse campo atua na realização de pesquisas polêmicas como clonagem – processo de criação de um organismo geneticamente igual por meio assexuado –, alimentos transgênicos ou geneticamente modificados, células-tronco – aquelas que são capazes de originar outros tecidos do corpo. A questão dos impactos éticos, legais e sociais desses exames é latente na graduação.

O biotecnólogo investiga o emprego de microorganismos no cultivo de alimentos para torná-los mais apetitosos e seguros. Nas indústrias farmacêuticas, os medicamentos biológicos abrem novas perspectivas de cura para males que a pesquisa tradicional ainda não conseguiu tratar.

As matérias fundamentais do curso são química, física, cálculo, biologia e informática. A partir do segundo ano, alguns cursos seguem caminhos diferentes, adotam matérias que variam entre Metodologia da Pesquisa Científica, Gestão em Biotecnologia, Estatística Experimental, Bioética e Biossegurança, Biomacromoléculas, Enzimologia, Biologia Molecular, Engenharia Genética, Melhoramento Genético em Biotecnologia, Processos Bioindústrias, Imunologia e Bioinformática.

Instituições

Região Centro-Oeste
Goiás: UFG
Mato Grosso do Sul: UFGD

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Região Nordeste
Bahia:  UFBA
Ceará: UFC
Paraíba: UFCG
Rio Grande do Norte: Ufersa

Região Norte
Amazonas: UFAM
Pará: UFPA
Tocantins: UFT

Região Sudeste
Minas Gerais: UFU; Unifal; FASC-MG; UNIPAC; FCV; UniUbe
Rio de Janeiro: UFRJ; UEZO
São Paulo: UFSCar; Unesp; UNISO; FISMA

Região Sul
Paraná: UFPR; UEM; PUCPR; UTP
Santa Catarina: UNOESC
Rio Grande do Sul:  UFRGS; UFPel; Unipampa; UERGS

Assista às nossas videoaulas