Cadastre-se

Ciências Aeronáuticas

Por Eduardo de Freitas
 


Simulador de vôo

É um curso direcionado ao conhecimento de procedimentos técnicos de operação de aeronaves e aeroportos.

Tudo que corresponde às atividades internas das aeronaves, como passageiros, componentes de manutenção, equipamentos e a comunicação com a torre de comando, são de responsabilidade do comandante.

Para que uma pessoa se torne piloto é necessário ter raciocínio rápido, boa orientação espacial e ótimos reflexos. Devido à complexidade e responsabilidade dos profissionais, e a necessidade dos reflexos apurados, são realizados periodicamente exames de avaliação da saúde exigidos pela aeronáutica. Esse profissional com conhecimento na área administrativa, o bacharel em ciências aeronáuticas atua em vários seguimentos aéreos.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho na aviação brasileira cresce a cada ano, esse crescimento acaba gerando novas oportunidades de trabalho em todo país, sendo que hoje existem cerca de 30 empresas do ramo de aviação, no qual se destacam a TAM, linhas aéreas com a maior frota do país, seguindo da Gol, OCEAN AIR E BRA, juntas possuem 300 aeronaves.

Para atuar nas grandes empresas exige-se uma grande quantidade de horas de vôo, então no início da carreira é recomendável que trabalhe em empresas de menor porte, como táxi aéreo, aviação executiva, outra oportunidade refere-se ao profissional especializado podem atuar na INFRAERO na ANAC.

O principal centro de oportunidade nesse ramo está na região sudeste, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, embora outros centros como Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Manaus oferecem vagas, no nordeste e norte, devido ao crescimento econômico e turístico, o fluxo de mercadorias e pessoas revelam boas perspectivas.

O curso

As disciplinas estudadas e presentes na grade curricular são: física aplicada, teoria do vôo, meteorologia, conhecimento técnico de aeronave, regulamentos da aviação civil, navegação aérea e planejamento de transporte aéreo, as simulações e outras práticas são realizadas em aeroclubes, às vezes algumas instituições exigem o brevê, órgão responsável pela emissão das permissões para conduzir aeroclubes e o departamento de aviação civil (DAC) ligado à aeronáutica, isso deve ser feito antes de entrar no curso, alguns lugares o aluno pode optar em gestão de aeroportos ou piloto, para esse exige-se gastos, pois são necessários pelo menos 40 horas de vôo, em média, o curso tem duração de 3 anos. O mercado tem crescido cada vez mais, o Brasil tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo, perde só para os Estados Unidos.

O que o profissional pode fazer

Comandante: É o profissional que desenvolve as atividades operacionais a bordo das aeronaves em vôos nacionais e internacionais.

Co-piloto: Assessorar o comandante e até substituí-lo caso necessário.

Piloto particular: Dirigir aviões ou helicópteros particulares, elaborando os planos de vôo e comunicando-se com as torres de controle de aeroportos e de aeroclubes.

Administrador Aeroportuário: Gerenciar os serviços em aeroportos.

Salário médio inicial: R$ 2.500.

Onde estudar

Região Centro-Oeste
Goiás: PUC-Goiás

Região Nordeste
Bahia: FTC Salvador
Paraíba: ESAC
Pernambuco: Uninassau

Região Sudeste
Minas Gerais: UNIUBE, FUMEC
Rio de Janeiro: Estácio
São Paulo: FCEB, UBC

Região Sul
Paraná: Unopar, Unisul
Rio Grande do Sul: PUC-RS
Santa Catarina: Unisul







Receber respostas por email


  • quarta-feira | 19/02/2014 | cleusa rebeschini

    tem previsao do curso para campo grande ms

  • sexta-feira | 10/01/2014 | tiago Carvalho

    tem previsão para trazer o curso de ciencias aeronauticas para Manaus..

  • quarta-feira | 09/04/2014 | Jessica Gonçalv...
    0 0

    Olá, Tiago. Nós não temos esta informação.

  • segunda-feira | 11/11/2013 | Lucas Andrade

    em recife tbm tem o curso de ciência Aeronáuticas na uninassau. http://www.mauriciodenassau.edu.br/curso/exibir/cid/86/col/1/hid/1/ciencias_aeronauticas/

Brasil Escola nas Redes Sociais