Biomedicina

O biomédico atua na identificação de patologias por meio de análises laboratoriais
Por Lorraine Vilela Campos

Mulher em laboratório
O curso forma biomédicos preparados para pesquisa e diferentes tipos de análises
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Biomedicina é uma área da Ciência voltada para pesquisas e análises de elementos presentes na Medicina, Biologia e Farmácia. Seu objeto de estudo e trabalho são as doenças humanas.

O bioquímico tem o conhecimento necessário para identificar as causas, fatores ambientais e epidemiológicos que possam causar tais patologias e, desta forma, encontrar diagnósticos de tratamento, assim como atuar na prevenção. 

Os primeiros registros de Biomédicos no ensino superior brasileiro datam de 1950 e estão ligados à necessidade de professores especializados para ministrar aulas em cursos como Medicina.

Anos mais tarde, o curso foi reconhecido e passou a formar seus próprios profissionais. Além da atual denominação, a graduação apresentou nomes como Ciências Biológicas - Modalidade Médica e Ciências Biomédicas

Tópicos deste artigo

Perfil do estudante e profissional de Biomedicina

O curso de Biomedicina é indicado para estudantes que gostam de pesquisar e não se contentam com o senso comum. Capacidade de análise também é essencial para a profissão, pois o biomédico precisa interpretar dados e materiais para encontrar os problemas e soluções. 

Falando em materiais, o futuro biomédico não pode ter estômago fraco, uma vez que seu objeto de estudo envolve materiais como sangue, urina, fezes, sêmen entre outros. 

Mercado de Trabalho de Biomedicina 

O mercado de trabalho é amplo para o biomédico e o primeiro contato acontece ainda na faculdade, por meio do estágio. A área de Análises Clínicas é a que mais emprega profissionais de Biomedicina, pois a procura por exames laboratoriais é muito grande e os locais de atuação envolvem desde pequenas clínicas até grandes hospitais, passando inclusive por órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal. Suas funções envolvem analisar o material colhido, emitir e assinar laudos e até cargos de chefia. 

O biomédico também pode atuar em laboratórios para testar e verificar métodos científicos e vacinas, a fim de garantir que alcancem resultados concretos.

A Biomedicina possibilita, ainda, a atuação em:

  • Bancos de Sangue, onde o biomédico faz os exames exigidos antes das transfusões;

  • Análise Ambientais, cujo profissional pode prestar consultoria, fazer análises físico-químicas e microbiológicas;

  • Análise Bromatológica, serviço que está presente inclusive em indústrias alimentícias, pois há a necessidade de se analisar os alimentos do ponto de vista físico-químico.

Outros campos de trabalho abrangem a Citologia, Bioindústria e Bioempresa e Imagenologia

A média salarial varia conforme a área de atuação e estado. No entanto, o salário inicial está entre R$ 1.600 e R$ 2 mil, de acordo com a Agência Catho. 

Graduação de Biomedicina

O curso de Biomedicina é um bacharelado com duração média de 4 a 5 anos. A graduação possibilita ao estudante o contato com as diferentes áreas de atuação do Biomédico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso fica mais intensivo e atrativo para o universitário em seu último ano, na maioria das instituições, pois em tal etapa há o estágio curricular obrigatório. No entanto, o contato com profissionais é algo frequente na faculdade, além da participação em projetos de pesquisa e extensão, seminários e eventos que enriquecem o currículo do aluno. 

A ênfase do curso de Biomedicina varia conforme a instituição. Universidades públicas focam bastante na formação de pesquisadores devido aos subsídios recebidos de programas de pesquisa, por exemplo. Faculdades particulares estão mais ligadas à parte prática da rotina do biomédico e na especialização do profissional, principalmente na área de análises clínicas. 

Apesar de a grade curricular ser composta majoritariamente pela área de Ciências Biológicas (ou da Saúde), outras disciplinas estão presentes em todo o curso. Confira no quadro abaixo as funções de cada uma para o futuro biomédico:

Ciências Biológicas e da Saúde                                                                                     Sua formação envolve o conteúdo teórico e prático do curso. Aborda temas como bases moleculares e celulares em processos normais e alterados; processos bioquímicos, imunológicos e microbiológicos; função e estrutura de tecidos, órgãos, aparelhos e sistemas; genética molecular nos processos de doenças. 
Ciências Exatas Métodos, processos e abordagens que envolvem física, matemática, estatística e química na Biomedicina.
Ciências Biomédicas            Conteúdo ligado à relação saúde, doença e meio ambiente. Sua ênfase envolve genética, citopatologia, biologia molecular e epidemiologia. 
Ciências Humanas e Sociais A área permite ao biomédico a compreensão da relação indivíduo e sociedade para o entendimento dos fatores sociais, comportamentais, culturais, psicológicos, éticos e legais determinantes, além de envolver áreas como a Comunicação, Informática e Meios Digitais, Economia e Administração. 

Instituições de Ensino que ofertam Biomedicina

Região Sudeste
Espírito Santo
: ESFA, Unes
Minas Gerais: UFMG, UFTM, UFU, Unifal, Unifenas, FAMINAS, Uni-BH
Rio de Janeiro: UFF, UniRio, UCP, UnigranRio, USS, Unesa
São Paulo: Unesp, UNIP, Metodista, UMC, UniFran, Unilago, FIPA, UniFev

Região Norte
Acre: FAB, FAMETA
Amazonas; Unip-AM.
Pará: UFPA, UEPA.
Rondônia: FIMCA
Tocantins: FAG e CEULP

Região Nordeste
Bahia: UESC, FTC, UCSal, Unifacs
Ceará: FCRS, Fanor, Maurício de Nassau
Paraíba: Maurício de Nassau, FPB, FCM, FASER
Pernambuco: UFPE, ASCES.
Piauí: UFPI, Faculdade CET, NOVAFAPI.
Rio Grande do Norte; UFRN, UNP.
Sergipe: Unit

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UCB, Uniceub, UNIP.
Goiás: UFG, Unip, Padrão.
Mato Grosso: UFMT.
Mato Grosso do Sul: AEMS, Unigran

Região Sul
Paraná: UFPR, UEM, UEL, UTP, FPP
Rio Grande do Sul: UFRGS, UFCSPA, Feevale, UniSinos, FSG.
Santa Catarina: Unesc, Unoesc, CatólicaSC, Uniplac, Univali, FURG