Cadastre-se

Ciências Contábeis

Por Tiago Dantas
 


A contabilidade busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, resultado da globalização da economia, todos os agentes que interferem diretamente nas empresas querem e precisam conhecer a real situação daquela empresa em questão. Esses agentes podem ser clientes, investidores, fornecedores, órgãos governamentais e até mesmo os empregados. Todos esses agentes buscam primeiro o conhecimento da empresa, para depois realizar seus negócios.

A ferramenta que dá esse conhecimento necessário é a contabilidade. Essa ciência busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização. O profissional formado em ciências contábeis não só cumpre aquelas questões tributárias e burocráticas, mas também faz um amplo trabalho dinâmico no sentido de fornecer aos gestores informações precisas nos processos de decisão.

O mercado para os contabilistas é muito amplo, já que praticamente todas as empresas no país precisam mensurar seus dados para a Receita Federal. Além disso, os serviços de consultoria para empresas que possuem ações em bolsas de valores crescem significativamente, uma vez que os acionistas precisam saber da verdadeira situação de seus negócios.

De acordo com uma agência de empregos nacional, o salário médio para contabilistas é de R$ 2.000, enquanto um supervisor contábil ganha em média R$ 5.000. O curso dura, em média, 4 anos. Nos primeiros semestres são estudadas disciplinas mais básicas e com o passar do tempo, o estudante vai se deparando com áreas mais específicas.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal:
UnB, UCB, Uni-DF, Uniceub
Goiás: UFG, UEG, PUC-Goiás, Alfa, Fanap
Mato Grosso: UFMT, Unemat
Mato Grosso do Sul: UFMS, UFGD, UEMS

Região Sudeste
Espírito Santo
: UFES
Minas Gerais: UFMG, UFU, PUC-MG, Uni-BH, UFSJ, UFVJM, UFU, UFV
Rio de Janeiro: UFRJ, UERJ, Estácio, UFF
São Paulo: USP, PUC-SP, Mackenzie, PUC-Campinas, Unip

Região Nordeste:
Alagoas: UFAL, Uneal
Bahia: Uneb, Uefs, Uesc, FIB, UFBA, Uesb
Ceará: UFC
Maranhão: UFMA, Uniceuma
Paraíba: UFPB, UFCG, UEPB
Pernambuco: UFPE
Piauí: Uespi, UFPI
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: UFS

Região Norte
Amazonas:
Ufam
Pará: UFPA
Rondônia: UNIR
Roraima: UFRR
Tocantins: UFT

Região Sul
Paraná: UFPR, UEL, PUC-PR, UEM, UEPG
Rio Grande do Sul: UFRGS, PUC-RS, Unipampa, Ulbra, Feevale
Santa Catarina: UFSC







Receber respostas por email


  • quinta-feira | 11/09/2014 | derlinda souza...

    Gostaria de saber quais as materias q devo estudar mais,decidir faz ciência contabeis mais ainda nao tenho nenhum noçao como possa ser.

  • sexta-feira | 12/09/2014 | Adriano Lesme
    1 0

    Olá. Apesar de trabalhar muita matemática, o curso é da área de Humanas. Aconselho a estudar mais matemática, geografia e português.

  • sexta-feira | 10/01/2014 | paulo nunes

    ola pessoal, vou fazer vestibular para ciencias contabeis na ufmt, mais não tenho muita experiência com estudos específicos, alguem poderia me indicar algum material especifico pra que eu possa me preparar??? desde já agradeço.

  • sexta-feira | 01/11/2013 | fernanda gon&c...

    vou fazer a prova do vestibular para ciências contábeis e queria saber quais são as matérias que tenho que estudar

Brasil Escola nas Redes Sociais