Comércio Exterior

Por Tiago Dantas

Uma das mudanças que a globalização provocou no mundo foi o avanço do comércio internacional.
Uma das mudanças que a globalização provocou no mundo foi o avanço do comércio internacional.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma das mudanças que a globalização provocou no mundo inteiro, foi internacionalização das empresas e conseqüentemente, o avanço do comércio internacional. Atualmente, os países adotam políticas tão baseadas no comércio exterior, que praticamente deixam de produzir algum produto que não possuem eficiência para exclusivamente importar de outro país, mantendo o seu foco nos seus pontos fortes.

O profissional especialista em comércio exterior busca analisar as tendências mundiais de mercado, atua em todo o ciclo de compra e venda de produtos, é responsável por estudar novos negócios estrangeiros, além de atuar no âmbito do direito internacional, proporcionando enormes vantagens para as empresas e órgãos governamentais. Os campos de trabalho desse profissional são multinacionais, órgãos governamentais, empresas de seguros e câmbio, etc.

O mercado para essa área está em alta, justamente devido à globalização, aproximação e integração dos países através de blocos econômicos, por exemplo. Várias empresas, brasileiras inclusive, que atuam no mercado internacional, precisam destes profissionais para assim poder evoluir no cenário internacional, que pode ser bem diferente do nacional. Outro ramo em que vários bacharéis em comércio exterior têm encontrado sucesso é o de consultoria, onde o profissional atua como autônomo, prestando serviços para várias empresas. O salário inicial desse profissional é cerca de R$ 3.000, já a média fica em R$ 5.000.

O curso dura, em média, 4 anos. Nos primeiros anos são ministradas disciplinas na área de exatas, como matemática financeira, estatística, contabilidade, etc. Nos anos posteriores são estudadas matérias um pouco mais específicas, como marketing, legislação tributária, inglês, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Instituições de ensino

Região Sul
Paraná
: UTP; UP
Santa Catarina: FURB; UNIVALI; UNISUL; Univille
Rio Grande do Sul: UniSinos; UNISC

Região Nordeste
Alagoas
: IFAL
Ceará: UniFor; FA7
Paraíba: UEPB
Rio Grande do Norte: IFRN

Região Sudeste
Minas Gerais
: PUC-Minas; FCGB; Newton Paiva; UNA
Rio de Janeiro: UFF
São Paulo: PUC-SP; PUC-Campinas; UNITAU; IESF; FMPFM; UNIP; Metodista; UNIFRAN; FIO

Região Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul
: UEMS

Região Norte
Roraima
: UERR