Cadastre-se

Comunicação Assistiva

Por Camila Mitye
 


Braille e Libras: comunicação especial além das deficiências físicas

A inclusão social ainda é uma questão problemática no Brasil. Uma de suas propostas é inserir crianças surdas e cegas em escolas regulares, para que eles não tenham convivência apenas com outras crianças deficientes e para que os próprios colegas aprendam a respeitar as diferenças. Porém, o problema é que estas crianças necessitam de um cuidado especial, pois não se comunicam como as outras. Seria necessário um intérprete (com domínio da Língua Brasileira de Sinais – Libras – para os surdos e Braille para os cegos) dentro da sala de aula para traduzir em tempo real o que a professora ensina.

Essa é uma questão que aos poucos vai virando realidade. E uma das iniciativas que ajudaram a fortalecer esse discurso de inclusão de cegos e surdos foi a criação do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva da PUC de Minas Gerais, em 2005. O objetivo dessa graduação é formar profissionais capazes de traduzir e interpretar de Libras e Braille para a Língua Portuguesa, e vice-versa.

O Curso

Durante o curso, quem tem em média 2 anos e meio de duração, o estudante aprende o alfabeto de ambas as línguas e a lidar com softwares específicos para deficientes visuais e surdos. Além disso, algumas disciplinas como Identidade e Cultura da Comunidade Surda, Linguagem Corporal, Fundamentos da Educação das Pessoas Surdas, Escrita e Cálculo no sistema Braille, além das atividades de Práticas de Libras e Braille.

Mercado de Trabalho

O profissional de Comunicação Assistiva pode atuar em escolas, instituições públicas e privadas, universidades, empresas, redes de televisão, agências de comunicação e congressos, entre outros. Este tecnólogo pode também desenvolver pesquisas que promovam o avanço do conhecimento sobre Libras e Braille.

Instituições de Ensino

A Comunicação Assistiva (que também pode ser chamada de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais) é conhecida como uma “comunicação especial”, que promove o acesso de pessoas com deficiência à educação e à cultura.

Espírito Santo: FMN (Vila Velha)
Minas Gerais: PUC-Minas (Belo Horizonte)







Receber respostas por email


  • quarta-feira | 19/03/2014 | Isabela hubner...

    Tenho interesse no curso de Educação especial: Libras/Braille - Unifenas

  • quarta-feira | 12/03/2014 | Marcia Regina ...

    Estou muito interessada em fazer o curso de Libras, mais a qui em minha região esta difícil, se souberem de alguma coisa ,... moro em Mangaratiba RJ. obrigada.

  • segunda-feira | 10/09/2012 | raphaela rezende

    Também gostaria de saber sobre as bolsas , mensalidade e se o curso é aprovado pelo MEC. obrigada

  • sexta-feira | 14/09/2012 | Adriano Lesme
    1 0

    Olá, Raphaela. O Brasil Escola não oferece cursos. As faculdades que oferecem este curso são essas que estão no artigo. Você precisa entrar em contato com elas para saber sobre bolsas e mensalidade.

Brasil Escola nas Redes Sociais