Cadastre-se

Direito

Por Tiago Dantas
 


A advocacia não é o único caminho para esta esta carreira.

O curso de direito é, sem dúvidas, um dos que mais formam bacharéis em todo o Brasil. Embora esta seja uma área relativamente saturada, nenhum profissional bem qualificado encontra dificuldades em obter um bom emprego.

Todas as empresas, órgãos e pessoas possuem interesses, sejam eles econômicos, políticos, sociais, intelectuais ou de qualquer outra natureza. Assim, faz-se necessário haver um profissional capaz de defender tais interesses dentro dos limites da Lei e, no mesmo sentido, de julgar as decisões relacionadas aos mesmos.

O profissional que se forma em direito tem a opção de se especializar no ramo da advocacia, onde ele representará os interesses das organizações e pessoas; ou na área jurídica, onde poderá analisar as causas e julgá-las conforme a Lei, efetuando as decisões mais corretas e justas.

O mercado sempre procura estes profissionais, pois toda empresa, por exemplo, precisa se adequar ao sistema legal, além de ter alguém para defendê-la perante as acusações, multas ou quaisquer outras situações que poderiam prejudicar seus interesses. Entre os seguimentos que estão em alta, podemos citar o direito internacional, visto que muitas empresas procuram aumentar sua competitividade atuando no exterior; o direito virtual e o direito ambiental. O salário médio inicial do bacharel em direito é de R$ 1.500.

O tempo médio do curso é de 5 anos. Nele, são estudadas disciplinas teóricas, como sociologia e português, além de matérias específicas, como direito penal e direito civil.

Instituições

Região Centro-Oeste:
Distrito Federal:
UnB, UCB, UniDF, Uniceub
Goiás: UFG, PUC-Goiás, UNIP, Universo, UniEvangélica
Mato Grosso: UFMT
Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS, UFGD

Região Nordeste
Alagoas
: UFAL
Bahia: UFBA, UNEB, UEFS, UESC, UESB, UCSal
Ceará: UFC, UVA, URCA
Maranhão: UFMA
Paraíba: UFPB, UEPB, UFCG
Pernambuco: UFPE, FDG, Unicap
Piauí: UFPI, UESPI
Rio Grande do Norte: UFRN, UERN
Sergipe: UFS

Região Norte
Acre:
UFAC
Pará: UFPA
Amapá: Unifap
Amazonas: UFAM, UEA
Rondônia: UNIR
Roraima: UERR, UFRR
Tocantins: UFT, UNIRG.

Região Sudeste
São Paulo:
USP, Unesp, PUC-SP, UNIP, PUC-Campinas, Anhembi Morumbi, FGV, Uniban, Uninove, Mackenzie
Rio de Janeiro: UFRJ, Estácio, UFF, Universo, Uerj, UniRio, UniverCidade
Minas Gerais: UFMG, UFU, PUC-Minas, UniBH, UEMG, UFJF, Unimontes, UFOP, UFV
Espírito Santo: UFES, Estácio

Região Sul
Rio Grande do Sul:
UFRGS , UFSM, UFPel, PUCRS, Ulbra, Feevale, FURG, UNISC, UCS, UCPel, UniSinos, UPF
Paraná: UFPR, UEL, PUCPR, UEM, IFPR, UEPG, Unioeste, UTP, UP, IESF, UNIFAMMA, FG
Santa Catarina: UFSC; FURB; UNIVALI; SEI/FAI; FESSC; IST

Cursos mais concorridos *

Universidades Candidato/vaga Vagas
Unesp 50,2 50
UFRJ 45,26 204
UFS 35,88 50
UFES 30,05 66
Unifap 28,2 50
UFG 28,17 60
UFAC 27,96 50
UFPA 23,78 120
UFMG 20,02 200
USP 19,5 560

* Dados do Vestibular 2011, considerando vagas totais ou do sistema universal. Universidades que ofereceram menos de 50 vagas foram descartadas.









Receber respostas por email


  • segunda-feira | 20/07/2015 | guilherme pere...

    Ola meu meu nome é Guilherme ; sempre gostei de medicina ; porem desde de pequeno vim ouvindo que seria dificil me formar nesta area ; e sempre ouvia as pessoas me dizendo que eu daria um bom advogado ; e com isto comecei a gostar tambem desta area ...Pensando em fazer direito ; eu gostaria de perguntar se compensa ficar na area de advocacia criminalistica(penal) ou estudar para trabalhar no ministerio publico como Promotor de Justiça ?

  • quarta-feira | 22/07/2015 | Lorraine Vilela Campos
    0 0

    Olá! É interessante que você pesquise sobre ambos os casos para ver com o qual se identifica mais. No nosso canal Vida Profissional temos o depoimento de um advogado que pode lhe esclarecer um pouco sobre a profissão.

  • sexta-feira | 15/05/2015 | Karoline

    Ola, meu nome e Karol estou decidida a cursa direito, estou no ultimo ano do ensino medio, pretendo fazer o enem e consiguir uma vaga em faculdade publica, mas ainda no comeceia a estudar, sera que ja e tarde para estudar ?

  • sexta-feira | 15/05/2015 | Lorraine Vilela Campos
    0 0

    Olá! Nunca é tarde para começar a se preparar. Fique atenta ao prazo de inscrição do Enem, por exemplo, pois por meio das notas obtidas você pode conseguir uma vaga em universidades federais. As inscrições vão de 25 de maio a 5 de junho.

Brasil Escola nas Redes Sociais