Cadastre-se

Engenharia de Produção

Por Eliene Percília
 


O mercado de trabalho para esse profissional

O curso capacita o profissional a gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros com o intuito de aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é a peça base em empresas de praticamente quase todos os setores. Ele faz o uso dos diferentes conhecimentos absorvidos durante o curso para melhorar o rendimento da empresa. O profissional define a mão-de-obra, os equipamentos e a matéria-prima a ser empregada na empresa, de forma a melhorar a produção. Seu campo de trabalho não fica restrito à indústria, pelo fato de ter ligação com o setor técnico e administrativo.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está em pleno crescimento para esse profissional, as perspectivas futuras são animadoras. Pois as empresas visam o melhoramento e a modernização da sua empresa, de forma que sua produção aumente para acompanhar o ritmo do mercado. A maioria das vagas é proveniente das indústrias de bebidas, cigarro, automobilísticas e eletrônicas. Com a descentralização industrial surgiram vagas para esse profissional em todo o país.

O Curso

A primeira parte do curso é focada em matérias básicas da engenharia, como cálculo, matemática, química, física e informática. Já na segunda parte são aplicadas matérias relacionadas à produção. No final do curso acrescentam-se as Sociais Aplicadas, como administração e economia. Para a conclusão do curso é necessário que o aluno tenha feito estágio e a apresentação de uma monografia.

Duração média: 5 anos.

Área de Especialização

Economia empresarial, Engenharia do trabalho, Desenvolvimento organizacional, Planejamento e controle.

Instituições de Ensino

Região Sudeste
Espírito Santo; Ufes,IFES (Cariacica).
Minas Gerais: UFMG (Belo Horizonte), UFV (Viçosa), UFTM (Uberaba), UFOP (Ouro Preto), UFU (Uberlândia), UFSJ (São João del-Rei), UFJF (Juiz de Fora), UFVJM (Teófilo Otoni), Unifei (Itajubá), PUC-Minas (Belo Horizonte).
Rio de Janeiro: UFRJ (Rio de Janeiro), UFF (Niterói, Volta Redonda e Rio das Ostras), UniRio (Rio de Janeiro), UERJ (Rio de Janeiro e Resende), UEZO (Campo Grande), UENF (Campos dos Goytacazes), PUC-Rio.
São Paulo: UFSCar (São Carlos), Unicamp (Campinas), FEI (São Bernardo do Campo), FACAMP (Campinas), Mackenzie (São Paulo), PUC-SP (São Paulo).

Região Norte
Amapá: UEAP
Amazonas: UFAM
Pará: Uepa.

Região Nordeste
Bahia: UESC (Ilhéus), UNEB, Univasf (Juazeiro), IFBA (Salvador).
Ceará: UFC, URCA.
Paraíba: UFPB.
Pernambuco: UFPE, IFPE.
Piauí: UFPI.
Rio Grande do Norte: UFRN .
Sergipe: UFS, IFS.

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB (Brasília)
Goiás: UFG (Goânia); PUC-Goiás (Goiânia)
Mato Grosso do Sul: UFMS (Três Lagoas), UFGD (Dourados)

Região Sul
Paraná
: UFPR, PUC-PR, UEM, UTFPR.
Rio Grande do Sul: UFRGS, UniPampa, UFSM, PUC-RS, UCS (Caixas do Sul), Ulbra.
Santa Catarina: UFSC, UDESC.









Receber respostas por email


  • domingo | 02/11/2014 | Aniele Almeida

    Eu vou fazer,quero fazer,mas ainda muitas dúvidas mas por enquanto e Eng. de Produção

  • quinta-feira | 21/03/2013 | Jamylie

    Olá. Termino o 3º ano esse ano e estou em duvida qual faculdadde cursar, Esse ano farei a ultima etapa da prova do P.S.C. aqui no Amazonas e estou em duvida se escolho engenharia de produção ou não. Vale a pena cursar aqui nesse estado? Ou voçes me recomendam algumaa parecido?

  • sexta-feira | 22/03/2013 | Adriano Lesme
    0 3

    Olá. Não temos informação sobre o mercado de trabalho para Engenharia de Produção aí no seu Estado.

  • quinta-feira | 03/01/2013 | maria carolina

    ola gostaria de saber quais serao os assuntos que iram cair na segunda fase do vestibular no dia 13 da ueap

Brasil Escola nas Redes Sociais