Cadastre-se

Engenharia de Produção

Por Eliene Percília
 


O mercado de trabalho para esse profissional

O curso capacita o profissional a gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros com o intuito de aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é a peça base em empresas de praticamente quase todos os setores. Ele faz o uso dos diferentes conhecimentos absorvidos durante o curso para melhorar o rendimento da empresa. O profissional define a mão-de-obra, os equipamentos e a matéria-prima a ser empregada na empresa, de forma a melhorar a produção. Seu campo de trabalho não fica restrito à indústria, pelo fato de ter ligação com o setor técnico e administrativo.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está em pleno crescimento para esse profissional, as perspectivas futuras são animadoras. Pois as empresas visam o melhoramento e a modernização da sua empresa, de forma que sua produção aumente para acompanhar o ritmo do mercado. A maioria das vagas é proveniente das indústrias de bebidas, cigarro, automobilísticas e eletrônicas. Com a descentralização industrial surgiram vagas para esse profissional em todo o país.

O Curso

A primeira parte do curso é focada em matérias básicas da engenharia, como cálculo, matemática, química, física e informática. Já na segunda parte são aplicadas matérias relacionadas à produção. No final do curso acrescentam-se as Sociais Aplicadas, como administração e economia. Para a conclusão do curso é necessário que o aluno tenha feito estágio e a apresentação de uma monografia.

Duração média: 5 anos.

Área de Especialização

Economia empresarial, Engenharia do trabalho, Desenvolvimento organizacional, Planejamento e controle.

Instituições de Ensino

Região Sudeste
Espírito Santo; Ufes,IFES (Cariacica).
Minas Gerais: UFMG (Belo Horizonte), UFV (Viçosa), UFTM (Uberaba), UFOP (Ouro Preto), UFU (Uberlândia), UFSJ (São João del-Rei), UFJF (Juiz de Fora), UFVJM (Teófilo Otoni), Unifei (Itajubá), PUC-Minas (Belo Horizonte).
Rio de Janeiro: UFRJ (Rio de Janeiro), UFF (Niterói, Volta Redonda e Rio das Ostras), UniRio (Rio de Janeiro), UERJ (Rio de Janeiro e Resende), UEZO (Campo Grande), UENF (Campos dos Goytacazes), PUC-Rio.
São Paulo: UFSCar (São Carlos), Unicamp (Campinas), FEI (São Bernardo do Campo), FACAMP (Campinas), Mackenzie (São Paulo), PUC-SP (São Paulo).

Região Norte
Amapá: UEAP
Amazonas: UFAM
Pará: Uepa.

Região Nordeste
Bahia: UESC (Ilhéus), UNEB, Univasf (Juazeiro), IFBA (Salvador).
Ceará: UFC, URCA.
Paraíba: UFPB.
Pernambuco: UFPE, IFPE.
Piauí: UFPI.
Rio Grande do Norte: UFRN .
Sergipe: UFS, IFS.

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB (Brasília)
Goiás: UFG (Goânia); PUC-Goiás (Goiânia)
Mato Grosso do Sul: UFMS (Três Lagoas), UFGD (Dourados)

Região Sul
Paraná
: UFPR, PUC-PR, UEM, UTFPR.
Rio Grande do Sul: UFRGS, UniPampa, UFSM, PUC-RS, UCS (Caixas do Sul), Ulbra.
Santa Catarina: UFSC, UDESC.









Receber respostas por email


  • quinta-feira | 21/03/2013 | Jamylie

    Olá. Termino o 3º ano esse ano e estou em duvida qual faculdadde cursar, Esse ano farei a ultima etapa da prova do P.S.C. aqui no Amazonas e estou em duvida se escolho engenharia de produção ou não. Vale a pena cursar aqui nesse estado? Ou voçes me recomendam algumaa parecido?

  • sexta-feira | 22/03/2013 | Adriano Lesme
    0 3

    Olá. Não temos informação sobre o mercado de trabalho para Engenharia de Produção aí no seu Estado.

  • quinta-feira | 03/01/2013 | maria carolina

    ola gostaria de saber quais serao os assuntos que iram cair na segunda fase do vestibular no dia 13 da ueap

  • quinta-feira | 08/11/2012 | Júlia G...

    Pessoal eu queria saber quais os assuntos que irão cair no vestibular para Engenharia de Produção na Faculdade Pitágoras de Feira de Santana. Ficarei muito grata se puderem me responder. Obs: Todos os assuntos , muito obrigada!

Brasil Escola nas Redes Sociais