Engenharia de Software

Por Adriano Lesme

Engenheiros de Software precisam dominar tecnologias de programação
Engenheiros de Software precisam dominar tecnologias de programação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O bacharelado em Engenharia de Software é um curso relativamente novo e, por isso, está presente em poucas universidades no Brasil. Os primeiros cursos foram criados em junho de 2006, na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi formada a primeira turma, e na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, o curso pode ser encontrado também no Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Durante o curso, que tem a duração mínima de cinco anos, os estudantes são preparados para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projetos e outras disciplinas. O engenheiro de software deve ser capaz de dominar tecnologias de programação e possuir habilidades com raciocínio lógico e matemático.

Algumas disciplinas presentes no curso são: Lógica, Programação, Arquitetura de Computadores, Banco de Dados, Algoritmos, Sistema Operacional, Método e Desenvolvimento de Software, Engenharia de Software, Arquitetura de Software, Integração, Software para Web, Software para Dispositivos Móveis, Manutenção de Software, Leitura de Software e Gerência de Projeto de Software.

O mercado de trabalho tem crescido muito nos últimos anos e a tendência é que isso continue por muito tempo, já que o engenheiro de software é exigido em praticamente todas as áreas. O profissional graduado em Engenharia de Software pode trabalhar no desenvolvimento de bancos de dados, de programas técnico-científicos, de software para palmtops e smartfones, de jogos e de programas para computador, de sistemas de gerenciamento e de sistemas de apoio à medicina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A grande procura por bons profissionais de Engenharia de Software elevou o salário inicial da profissão, que pode chegar a R$ 4.500 em empresas multinacionais.

Universidades que oferecem o curso

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB (Gama)
Goiás: UFG (Goiânia), Fesurv (Rio Verde)
Mato Grosso do Sul: UFMS (Campo Grande); Unigran (Dourados)

Região Nordeste
Ceará: UFC (Quixadá)
Rio Grande do Norte: UFRN (Natal)

Região Norte
Amazonas: UFAM (Itacoatiara).

Região Sudeste
São Paulo: Metodista (São Bernardo do Campo)*; PUC-Campinas

Região Sul
Paraná: UniCesumar (Maringá), UTFPR (Cornélio Procópio e Dois Vizinhos); UEPG (Ponta Grossa)
Rio Grande do Sul: PUCRS (Porto Alegre), Unipampa (Alegrete), Univates (Lajeado).
Santa Catarina: Udesc (Ibirama)

*Na Metodista, o curso chama bacharelado em Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software.