Cadastre-se

Estética e Cosmetologia

Por Gabriele Pires Alves
 


Profissional cuida do bem-estar das pessoas

O profissional formado em Estética e Cosmetologia recebe diploma de graduação tecnológica e é capaz de atuar no uso de técnicas, aplicação de cosméticos e equipamentos utilizados nos tratamentos estéticos faciais, corporais e capilares.

Esse tecnólogo pode fazer limpeza de pele, hidratação, depilação, estética capilar, revitalização, peeling (uso de solução para renovar células mortas da pele), drenagem linfática, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial.

O tecnólogo em estética e cosmetologia é apto a realizar um programa de saúde preventiva, curativa e reabilitadora em conjunto com outros profissionais, tais como médicos e terapeutas. Saúde e beleza são indissociáveis para este profissional.

O mercado de trabalho é promissor. A lei que regulamenta a profissão está em discussão na esfera legislativa federal e, se aprovada, irá aquecer as oportunidades de emprego. Os estabelecimentos destinados aos tratamentos estéticos deverão ter um profissional responsável graduado. As ofertas de serviço são em clínicas e centros de estética, dermatologia e cirurgia plástica, institutos de beleza e spas. O salário médio inicial é de R$ 1.200.

O curso tecnológico habilita o profissional a ingressar em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Durante o curso são vistas as seguintes matérias: Psicologia do Relacionamento, Empreendedorismo, Anatomia Humana, Gestão de Custos e Precificação, Fisiologia Humana, Biologia Celular e Histologia, Cosmetologia, Depilação, Drenagem Linfática, Eletroterapia Aplicada à Estética, Maquiagem e Visagismo, Massoterapia Corporal e Estética e Relaxante, SPA e Vida Saudável, Terapias Alternativas e Tratamento e Estética Capilar e Facial.

Instituições

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: IESB
Goiás: Universo; Cambury; UniEvangélica
Mato Grosso: UNIC; UNIVAG
Mato Grosso do Sul: UNIGRAN; UNIDERP

Região Nordeste
Bahia: FIB; Universo; UNIFACS; UniJorge
Ceará: UVA
Maranhão: UNICEUMA
Paraíba: FATEC-PB; FASER
Rio Grande do Norte: UNP

Região Norte
Amazonas: UniNorte
Pará: Faintipi
Tocantins: CEULP

Região Sudeste
Espírito Santo: UVV
Minas Gerais: NewTon Paiva; UNA; UNITRI
Rio de Janeiro: Universo; UNIG; UNIGRANRIO; UNISUAM
São Paulo: UNIP; UNICSUL; UNIFRAN; Anhembi Morumbi; SENAC; UNIARA

Região Sul
Paraná: UTP; Pitágoras de Londrina; UNIPAR; Dom Bosco
Rio Grande do Sul: UPF; UNISC; ULBRA
Santa Catarina: UniVali; UNISUL







Receber respostas por email


  • quarta-feira | 21/05/2014 | Renata Assis

    Gostaria de saber qual a diferença entre a faculdade de estética e estética e cosmetodologia? E qual é a melhor neste curso, a Unisuam ou Universo? Obrigado!

  • sábado | 07/06/2014 | Jessica Gonçalv...
    0 0

    Oi Renata, a diferença está somente na nomenclatura, algumas faculdades possuem matérias diferentes, mas no geral o foco é o mesmo. Quanto às universidade, tente entrar em contato com pessoas que já estudam nestas instituições, eles poderão te orientar melhor quanto à qualidade de cada uma. Boa sorte.

  • quinta-feira | 08/05/2014 | suzana oliveira

    gostaria de fazer mais sou cabeleireira ,queria alguma coisa que envolvesse bem a parte capilar sera que estética seria bom?

  • sábado | 07/06/2014 | Jessica Gonçalv...
    0 0

    Oi Suzana. O curso tem algumas disciplinas de estética capilar, mas não é o foco principal.

Brasil Escola nas Redes Sociais