Gestão Financeira

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Este curso tecnológico é uma extensão da formação em administração e ensina a aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento de recursos empresariais por meio de relatórios, análises financeiras e econômicas de mercado. O profissional pode gerenciar ambientes organizacionais e estudar as possibilidades de aplicação de capital, administrando recursos financeiros patrimoniais e investimentos.

Mercado de trabalho

O gestor pode atuar em indústrias, comércios, prestação de serviços, agências financeiras, empresas públicas e empresas de consultorias. Esta profissão é capacitada a selecionar estratégias de ações; aplicar conceitos de empreendedorismo nas gestões de finanças organizacionais; determinar o custo de ações ordinárias e extraordinárias; realizar operações tributárias e cumprir exigências legais; analisar e diagnosticar a situação econômica e financeira de uma instituição; planejar ações financeiras; avaliar produtos e serviços oferecidos no mercado de capitais; desenvolver planejamento orçamentário e estudar a viabilidade econômica de investimentos.

O profissional formado pode atuar em diversas funções, dentre elas:

- Gerente de finanças;
- Gerente de contas;
- Controller;
- Assistente financeiro;
- Consultor em finanças;
- Analista financeiro;
- Analista de investimentos e
- Analista de crédito e risco.

O curso

As principais disciplinas desta formação tecnológica são contabilidade, economia, gestão de pessoas, direito empresarial, fluxo de caixa, gestão de marketing, matemática, administração financeira, estatística, métodos quantitativos, gestão de riscos, análise de investimentos, contabilidade, economia e mercado, mercadologia, empreendedorismo e comunicação empresarial.

Instituições

Região Sudeste
Minas Gerais: PUC-MG, UNA, IFMG, Fatec (Pampulha e Ipatinga)
Rio de Janeiro: UGF
São Paulo: Ises, Unip, Faesp

Região Sul
Paraná
: PUC-PR
Rio Grande do Sul: Ulbra, UCS, Unisinos, Feevale, Fatec Internacional, Senac
Santa Catarina: Fatesc.

Região Nordeste
Alagoas: IFAL
Ceará: Fatec - FLV
Rio Grande do Norte: Facex

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)